Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

056 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


A maviosa Santana do Cariri de hoje.

Santana do Cariri, por ser final de linha e porque não possuía um bom acesso, por muito tempo, sofreu o isolamento.

Sua única casa de pasto era o Café da Rosa. Ali, tirando os clientes urbanos que tomavam um caldo ou cafezinho, somente os mascates apareciam quando iam na direção de Dom Leme e Cancão. 

José Jucá Landim, um poeta e comerciante de Crato na hora de pagar o repasto, achou que estava sendo explorado  e deixou escrito, com carvão,  na porta da casinha,  seu protesto em versos.

Cariri de Santana,
Santana do Cariri
Se o mundo tem cu
O cu do mundo é aqui.

Santana do Carirí hoje é visão do mundo,  graças  e Beata Benigna.

5 comentários:

  1. Na verdade Santana do Cariri por muito tempo sofreu isolamento. Por lá só ia quem tinha negócio. Hoje, os tempos são outros. A cidade é visão do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta foi exclusiva para mim. Hoje a minha terra, além de Benigna tem um belo Museu de Paleotologia, que encanta a todos os seus visitantes. Embora ainda desfalcada de muotas necessidades, por falta de visào do emoresariado lical.

      Excluir
  2. Terra da Beata Benigna, beneficiada pelo turismo religioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem uma unica pouada, para alojar visitantes.

      Excluir
  3. Sou nascida em Santana, não moro mais lá, reconheço a falta de uma pousada espero que com o tempo esse problema seja resolvido.Amo minha terra,estou sempre por lá

    ResponderExcluir