Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

043 - O Crato de Antigamente - Postagem do Antônio Morais.


Crato não é uma cidade ingrata. No próximo dia 24 de setembro, o Instituto Cultural do Cariri, Universidade Regional do Cariri-URCA e Colégio Estadual Wilson Gonçalves, farão uma sessão conjunta para comemorar o centenário de nascimento do saudoso professor Alderico de Paula Damasceno, foto. 

Este, foi um professor idealista e autêntico que ministrou a disciplina de História em quase todos os educandários cratenses. Nas horas vagas, além de professor também de Educação Física, Alderico foi técnico de clubes de futebol de Crato.

A propósito, e vale o registro: o colunista Neno Cavalcanti publicou, anos atrás, no jornal “Diário do Nordeste”, a nota que abaixo transcrevo

“Falam do terno do treinador Luxemburgo, mas ele não está sendo nada original. Nos anos 50, no Crato, o técnico do Cariri Futebol Clube, Alderico Damasceno, que era também professor de História e Educação Física, ia ao campo trajando paletó e gravata. 

Levava também um guarda-chuva que usava, chovesse ou fizesse sol, para apontar o setor pelo qual ele desejava ver seu time atacando”.

Caririensidade - Coluna do Armando Lopes Rafael, escritor, historiador, memorialista.

5 comentários:

  1. Grande Alderico de Paula Damasceno, foi meu professor de 1969 a 1971 no Colégio Estadual Wilson Gonçalves. Grande mestre, excelente amigo.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido mestre e professor. Mais do que merecida a homenagem, pois ele formou o caráter de muitas gerações de cratenses. Além de professor, foi excelente técnico de futebol.

    ResponderExcluir
  3. Foi meu professor de História no Colégio Wilson Gonçalves.

    ResponderExcluir
  4. meu professor é colega dicente

    ResponderExcluir
  5. Meu professor no Colégio Estadual, grata a ele por tudo!

    ResponderExcluir