Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RESGATES NOSSOS - POR ANTONIO MORAIS


ANDRÉ BATISTA DE MENESES - UM HOMEM VIRTUOSO.

Certa vez estava no meu  escritório, em Crato, cuidando de alguns afazeres e ouvi duas pancadas na porta. Do meu lugar respondi: pode entrar. Era o meu amigo, parente e camarada André Meneses. Deu bom dia, me cumprimentou e passou a comunicar-me um problema que o afligia no momento. Antônio, estou precisando de um favor seu. Trouxe uma boiada de Araguaina - TO para Juazeiro do Norte, e quando  foram descarregar um touro atingiu um rapaz e o deixou todo quebrado. Sei que não tenho responsabilidade com o problema, trata-se de um servidor da prefeitura, mas não quero voltar para Várzea-Alegre sem  mandar prestar o atendimento  medico adequado. 
Preciso que você me indique um medico ou hospital para eu tomar esta providência. Eu olhei para aquele homem  sisudo, carranca fechado, concentrado e vi uma alma de brandura impar escondida no seu interior. Fomos ao Hospital de Fraturas com o rapaz, o Dr. Gualter  Alencar  fez raio X diversos e outros procedimentos. Felizmente resultou em duas costelas e uma mão quebrada. Depois de atendido fomos deixá-lo em casa, o André Meneses  entregou o dinheiro de fazer uma feira e me disse: vamos Antônio, já  fiz minha parte, preciso chegar logo em Várzea-Alegre. André Meneses, foi um homem virtuoso, generoso e bom.

O JOGO DE VOLTA.

Na décado de 50 do século passado, o Otacílio Correia era dirigente da liga desportista de Várzea-Alegre. Nosso selecionado devia uma partida ao selecionado de Cariús e combinou o dia de fazer o jogo de volta. Foi disponibilizado o carro de José Odmar para fazer o transporte da delegação. Otacílio de posse uma folha de papel e uma caneta anotava os nomes dos atletas em primeira mão, do tecnico, e, por fim a torcida organizada. Quando Tenta se preparou para subir no caminhão Otacílio disse: você não, não fica bem para nossa representação. Diziam as "má línguas" que o Tenta foi um dos precursores do homosexoalismo em nossa terra, e, a época, diferentemente de hoje, havia muito preconceito. Barrado Tenta ficou observando a delegação e quando o carro deu partida Tenta olhou para Otacílio e desabafou: Eu não vou, mas em cima do caminhão vão três colegas. O impossível era identificar a boiolagem naqueles remotos tempos.

JOGA DE TEIMOSO.

O nosso amigo Luiz Carlos Correia, grande benfeitor de nossa terra e leitor assíduo do Blog do Sanharol, gostava de fazer uns rachas com os amigos, nos fins de tarde nos campos de várzeas. Um belo dia, Dr. Antônio Pompeu de Araújo, grande amigo da família se encontrou com Otacílio e disse: Otacílio, vi o Luiz Carlos jogando futebol no campinho com uns amigos. Otacílio se interessou por saber a posição do filho em campo e perguntou: Luiz joga de quê? Pompeu não teve duvida: joga de TEIMOSO.

FRASE DO DIA.

'PolÍticos e  fraldas devem ser trocadas pela mesma razão".

2 comentários:

  1. Eita Morais, tu já amanhece o dia fazendo os outros chorarem! do jeito que ando com uma saudade danada de papai, essa história ai é muito penosa e ao mesmo tempo mostra o verdadeiro coração que ele tinha. Realmente meu pai tinha você como um grande e verdadeiro amigo.Valeu!
    Um bom dia pra você e até a próxima semana, estarei ai na segunda-feira, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  2. Morais as 3 estórias são ótimas,mais a de Otacílio com tenta essa é espetacular.Rir é o melhor remédio.

    ResponderExcluir