Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Pintadinha - Por Antônio Morais


Casa do Major Feitosa  no Cococi.

Cococi  foi cidade localizada  nos sertões dos Inhamuís de 1954 a 1968.  Hoje é um distrito fantasma. Quando cidade teve dois prefeitos, o Major Feitosa, seu fundador  e Leandro Custodio, também da família Feitosa..
Naquele tempo palavra data era cumprida. Certa vez o Major Feitosa, do Cococi, estando de saída para a cidade de Tauá, disse para sua mulher, também da família Feitosa, que a primeira rés que descesse para a bebida mandasse matar.
A primeira que desceu foi justamente a de sua estimação, de nome “Pintadinha”, mas como a palavra dele tinha que ser cumprida, ordenou que matassem aquela mesma.
A tardinha, quando o Major voltava da cidade, de longe avistou o couro da “Pintadinha” dependurado no Juazeiro na frente da casa.
Assustou-se, chegou logo e perguntou o que tinha havido com a “Pintadinha”, e a mulher respondeu que era porque tinha sido a primeira rés que desceu para a bebida.
Ele não disse mais nada, porém, todas as tardinhas se encostava ao pé do juazeiro, o tempo todo passando a mão no couro da vaca, dizendo: “É, você vexou-se”