Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 8 de janeiro de 2023

Memória do passado - Por Antônio Morais


Olira de Antônio Belo, vestindo um modelito idealizado por Dona Balbina Diniz. Festa de São Raimundo, inicio anos 40 do século passado.

Em 1932, o nordeste brasileiro se abateu com a maior seca do século passado. O governo criou "campos de concentração" em algumas localidades do estado, entre as quais Crato e Senador Pompeu. Abriu frentes de serviço para construção  de açudes e barragens.

O Estreito, hoje Lima Campos. foi a obra que reuniu o maior contingente de retirantes da região sul do estado. 
Antônio Belo, deixou a Serra do Kinkunkar, no Quixará, deslocando-se para o Estreito com toda família. Viagem peregrina, penosa, a pé.
Terminada a construção da barragem, e aproximando-se um novo inverno, Antônio Belo tratou de retornar ao Kinkunkar. 
Quando passava pelo Sanharol, se arranchou na casa de João do Sapo, conhecido das idas e vindas com as boiadas para Fazenda Pitombeira. Reclamava do tempo, não havia disponibilidade para preparar as terras  para um novo plantio.

João do Sapo acabara de se mudar com  a família para o chalé construído pelos mestres Joaquim Piau e Antônio de Sousa, o solar Luiz Menezes. Portanto a casa desocupada estava disponível. 
Antônio Belo e família ocuparam a casa cujas "cajaraneiras" ainda existem como testemunhas, no exato local onde fica, hoje em dia, a residência do Dr. Menezes Filho.
Entre os filhos de Antônio Belo ouvir falar muito do Júlio e Olira, foto acima. Viveram no Sanharol por muitos anos. Fizeram grandes amizades. Retornaram para Farias Brito onde voltaram a viver no seio familiar.

Pela foto concluiu-se fartamente que não era apenas o velho Antônio que era belo, Olira também era. De 1935 a 1942, Olira foi a babá do meu amigo Raimundo Menezes. 
Que não deixemos a história  do Sanharol cair no garrafão da vala perversa e profunda do esquecimento.

5 comentários:

  1. Pela foto conclui-se que não era apenas o velho Antonio que era belo, Olira também era. No local onde existia a casa que acolheu Antonio Belo e família situa-se hoje o Haras Sanharol dos irmãos Dr. Menezes Filho e Dr. Helder Maximo de Menezes. Já há também uma homenagem a Olira. Já não será esquecida de todo pelo tempo.

    ResponderExcluir
  2. Morais: já lhe disse uma vez e agora repito: as memórias do Sanharol poderia ser perpetuadas num livro...Ô Várzea Alegre boa...só é longe!

    ResponderExcluir
  3. Armando - Esse livro um dia há de sair.

    ResponderExcluir
  4. A história é interessante e Morais faz uma observação interessante e verdadeira com relação à beleza da personagem Olira. E olhe que naqueke tempo as mulheres não tinham os aparatos e emvelezamontos de hoje...

    ResponderExcluir
  5. A postagem é recheada de informações importantes.

    ResponderExcluir