Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de novembro de 2025

A serpente e o vagalume

Fonte: Em circulação na internet

 Era uma vez uma cobra que perseguia um pirilampo (vagalume). Ele fugia, fugia, com medo da feroz  e ágil  predadora, mas a serpente não desistia. Um dia, já sem fôlego e sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:
Posso fazer três perguntas antes de você me devorar?
Que pedido imbecil! Não costumo abrir esse precedente, mas já que vou lhe  deglutir, pode perguntar.
Por acaso eu pertenço à sua cadeia alimentar?
Não.
Sou saboroso ou nutritivo para o seu paladar?
Nada  disso.
Eu lhe fiz alguma coisa de mal algum dia?
Nenhuma vez.
Então porque você quer me devorar?
Porque não suporto ver você brilhar à noite!

Moral da história: A inveja é um pecado capital porque é pior que a cobiça. O invejoso não deseja o que é do outro, deseja apenas que o outro não tenha o que tem. Não seja o que é. - Padre Fábio de Melo.


Um comentário:

  1. "A inveja pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual".

    A serpente, a jararaca brasileira, de tão invejoso se comparou a Getúlio, Juscelino e pasmem, até a Jesus Cristo.

    ResponderExcluir