Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Historias que ninguém conhece - Por Antônio Morais.

Foto - Pedro de Pinho Vieira.

Em meados da década de 50 do século passado, eu lá com os meus seis anos de idade acompanhei o meu avô ao Periperi dos Pinhos. 

O meu avô  Pedro André  foi levar sua égua para cruzar com o jumento de lote  de Pedro de Pinho. Desse cruzamento nascia  burro, e, aquela época quem tinha um burro era rico, não pelo burro mas, porque não devia um vintém a ninguém.

Lá os meus olhos  curiosos não tiravam as vistas do assédio do jumento com a égua e,  os ouvidos afiados  ouviam a conversa dos Pedros, o de Pinho e o André.

A historia era  sobre politica, os dois  haviam  sido vereadores  em legislatura anterior da câmara municipal. 

Pedro de Pinho contava admirado que Pedro André no dia da eleição  chegando a cidade  compareceu ao local de votação e votou  em Pedro Pinho. Ao sair do local foi procurado por Raimundo Otoni de Carvalho  para  preencher uma vaga de candidato a vereador  em substituição a um candidato desistente, a legislação permitia. 

A principio não aceitou, não fazia sentido, já havia votado e assim não contava nem com o voto dele. Com muita peleja do Raimundo Otoni, chefe da UDN terminou por aceitar para ajudar a legenda. 

Saiu em campanha. Falava com um aqui, outro ali e assim no final do dia, terminada a eleição  e a contagem dos votos Pedro André se elegeu e fez parte junto com Pedro de Pinho e outros  da composição da  Câmara de Vereadores daquela legislatura. 

Um comentário:

  1. Naquela época o vereador prestava serviços voluntários, não existiam salários, a compensatória era a honra de ser representante do povo.

    ResponderExcluir