Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 15 de fevereiro de 2025

Coronel José Ronald Brito - Por Antonio Morais.

O Ilustre cratense, Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e professor aposentado da Universidade Estadual do Ceará na Cátedra de Geografia.

Atualmente sem função civil, dedica-se a escrever, principalmente sobre "Causos, Crônicas e Contos".

Trabalhos publicados do autor - Livros:

Um Relato Familiar - 1997.

Nas Brumas do Tempo - 2000.

Um Vale Aprazível - 2002.

Um Exto Regional - 2005.

Aquém Deste Século - 2009.

Sitônio - Romance - 2010.

Seleta de um Contista - 2010.

De volta ao Vale Aprazível - 2013.

Momentos Biográficos - 2015.

Cheiro de Velame - 2016.

O Florilégio - 2018.

O Iluminativo - 2019.

Seleção Oportuna - 2021.

Memorial de Maria de Loudes Jurumenha de Brito - 2006.

Memorial de Amadeu Carvalho de Brito - 2008.

Tio Pio - 2017.

Alguns Brito do Crato - 2021.

3 comentários:

  1. Filho legitimo do Crato, de familia do Crato, familia Brito, nascido, criado e educado no Crato, descendente de intelectuais como o professor José Bezerra de Brito, Zuza Bezerra e de José Carvalho, sócio efetivo do Instituto do Ceará, tomou posse em 31.10.1931.

    José Carvalho foi tabelião, advogado, jornalista, historiador, folclorista e poeta, sua principal obra : "Matuto cearense e o caboclo do Pará". José Ronald Brito descende também da Heroína Barbara de Alencar.

    Autor de 17 livros publicados. Todos sobre o Crato, a região e sua gente. Não vemos nenhum destaque, uma linha se quer das instituições que cuidam da cultira e literatura local.

    Diferentemente vemos um grande chamego com outros que fazem parte dos grupinhos da elite intelectual.




    ResponderExcluir
  2. Nos 17 livros publicados encontramos o resgate de milhares de personalidades prestimosas do Crato, Juazeiro e região que marcaram do seu jeito, do seu modo, no seu tempo.

    ResponderExcluir
  3. A caneta na mão do Coronel Ronald Brito desfila suave no papel assim como a brisa suave faz flabelar um talhe de palmeira no sopé da Chapada do Araripe. Leitura agradável e prazerosa daquelas que lemos de uma tirada.

    ResponderExcluir