Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de abril de 2024

Crônicas e contos - Por Antônio Morais.

 

A história politica antiga do Crato é muito boa de contar, gostava de ouvir e rica de folclore.  

Nas décadas de 40 e 50 do século passado havia um certo domínio da UDN liderada pelos  irmãos Joaquim Fernandes Teles e Filemon Fernanes Teles, seus seguidores eram chamados de "carrapatos" porque não largavam o puder. 

O PSD  liderado pelo professor Pedro Felício Cavalcante, cujos seguidores eram chamados, não se sabe porque de Gogós, se elegeu prefeito na quinta tentativa, na eleição para o mandato de 1963 a 1966.

Seu opositor naquela eleição foi o Dr. Derval Peixoto e o vice Thomaz Osterne de Alencar. Num comício no bairro São Miguel a turma do seu Pedro cantava a música de campanha : "pau, pau, pau na cabeça de Derval"....

Thomáz Osterne parou o jeep nas proximidades do comício e ficou fazendo as suas pesquisas. A negrada viu e emendou : pau, pau, pau na cabeça de Derval, mais, mais, mais na cabeça do Thomaz.

Thomaz Osterne era um gentlemen, rio muito, ligou o carro e foi embora.

2 comentários:

  1. Thomaz Osterne de Alencar era um gentlemen. Fui seu companheiro de Lions por mais de duas décadas. Ninguém mais do que ele se preocupava com o Crato. O Crato e o seu povo são eternos devedores de seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Justiça seja feita, quem mais fez pelo Crato foi meu saudoso pai e sem ocupar nenhum cargo político, ele era apenas um Líder de Classe! Um verdadeiro líder!

    ResponderExcluir