Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

016 - Varzea-Alegre, politica antiga - Por Antonio Morais

Deputado Estadual Moacir Aguiar, Lourival Frutuoso, Josué Diniz e o Deputado Federal Edval de Melo Távora.

Na eleição de Outubro de 1958, faltando uma semana para o pleito, Antônio Luciano da Costa conversava com o seu tio Zuza de Barros, detentor de 50 votos em sua propriedade, no distrito de Naraniú. Dizia, tio Zuza, o senhor tem uma divida antiga com seu Josué Diniz, porque o Senhor não faz um acordo com ele e resolve essa pendencia? Zuza se mostrou interessado mas, não  se propôs a ir tratar o assunto com  Josué, mandou Antônio Luciano em seu lugar.

Depois  da receber a proposta, seu Josué perguntou: que garantia eu tenho que  terei esses votos? Antônio Luciano respondeu: O senhor vai tirar 50 votos a mais que seu vice  no distrito.  Diante de tamanha prova Josué tirou a promissória do cofre e entregou para Antônio Luciano.

Não deu outra, Josué tirou 50 votos a mais que o seu vice José Carvalho. Chico Leandro venceu o pleito com a mesma vantagem de votos.

Descoberta a trama, José Carvalho  passou a fazer politica contra Josué Diniz até derrotar o grupo em 1982, com a eleição de Dr. Iran Costa e a derrota de Joaquim Diniz.

2 comentários:

  1. Nessa época, os exemplos, o caráter e a decência que o homem precisava ter para sociedade e para família eram as mesmas necessárias na politica.

    Hoje, depois do Lula, é a degradação completa. Até as crias politicas do Josué se contaminaram com a podridão.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, estou pesquisando a genealogia do ex vereador Zuza de Barros. Ele era irmão de Amelia Maria da Gloria, casada com Joaquim Leandro, sítio Mucuripe. Gostaria de saber mais a respeito de sua ascendencia, que seria tamb~em de minha trisavó Amélia.

    ResponderExcluir