Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 24 de julho de 2024

Velhice - Por Antonio Morais.

O maior problema da velhice é você lembrar a infância, a adolescência, os tempos de escola, os professores e os colegas de classe.

Quem pode esquecer as tertúlias nas casas dos colegas? Começava as oito horas e nunca ultrapassavam as dez.

E, as presepadas. O que dizer delas? 

Certa feita, um colega que não revelo o nome nem sob tortura, passou o dia tomando pinga tirando o gosto com cajarana e preá assado, no almoço se intupetor com baião de dois com fava e tripa de porco torrada.

As colegas muito recatadas chegavam na casa cedida para a tertúlia, uma trazia a radiola de pilhas, outras discos de Roberto Carlos, Jerry Adriani, Renato e seus Bluicleps, Wanderleia, Martinha, Lemo e Lilian, Wanderlei Cardoso etc.  

O colega em questão convidou uma garota para uma dança. Saiu na sala igual um gavião peneirador. De repente uma necessidade enorme de solta um pum. Segurou o nariz da parceira, apertou bem e disse : Que narizinho mais bonito? Que coisa mais linda? Os teus pais se esmeraram e capricharam o máximo ao fazê-lo. Parabéns pelo belo  nariz.

Ao soltar o nariz a garota emendou : Que peido mais fedorento, parece até que comeu urubu sem tirar o papo?

Olha meu amigo eu era muito jovem, adolescente e achava lindo os namorados na Praça Siqueira Campos, quando cheguei no Crato. 

Não namorei ninguém, pobre, feio, calça pegando marreca, camisa com medo de bufa, mas, se você pensa que não guardo lembranças e saudades daqueles tempos dourados você se engana.

Um comentário:

  1. Infelizmente vivemos uma geração bem diferente daquela dos anos idos. Egoísmo e isolamento exagerados, grupinhos por classe ou segmentos social. Os ricos filhos de papai, os que usam drogas e os que não querem nada da vida. São as perspectivas de futuro.

    ResponderExcluir