Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de abril de 2016

O bombeiro e a incendiária - Por Ricardo Noblat

De manhã, em vídeo divulgado nas redes sociais, Lula foi conciliador:

Derrotado o impeachment, já na segunda-feira, independentemente de cargos, estarei empenhado, junto com a presidenta Dilma, para que o Brasil tenha um novo modo de governar. Nessa próxima etapa, vou usar minha experiência de ex-presidente para ajudar na reconstrução do diálogo e unir o país.

À noite, em vídeo também divulgado nas redes sociais, Dilma tocou fogo. Fez afirmações do tipo:- [Os defensores do impeachment] podem justificar a si mesmos, mas nunca poderão olhar nos olhos da Nação, porque a palavra golpe estará para sempre gravada na testa dos traidores da democracia.

Os golpistas querem revogar direitos e cortar programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. A ameaçam até a educação pública e querem abrir mão da soberania nacional, mudar o regime de partilha e entregar os recursos do pré-sal às multinacionais.

A denúncia contra mim em análise no Congresso Nacional não passa de uma fraude. A maior fraude jurídica e política da história de nosso país. [Ela] poderá mergulhar o Brasil em um doloroso processo de instabilidade e insegurança.

Lula falou para os deputados que se declaram indecisos ou não querem antecipar o seu voto. Mas falou também para aqueles que defendem o impeachment sem maior convicção.

Dilma, não. Falou para os militantes do PT e de partidos de esquerda, principalmente os que acreditam em golpe e prometem oposição cerrada a um eventual governo Temer. Esses não votam.

Esta manhã, por sinal, Dilma visitará o acampamento montado pelo Movimento dos Sem-Terra para abrigar os que foram a Brasília protestar contra o impeachment. Ela foi desaconselhada a ir. Porém...

Não se sabe se deu trela a auxiliares que recomendaram ser mais prudente. Dilma só faz o que quer, e nem tudo, por exemplo, o que Lula lhe sugere. Lula estava certo em falar o que falou. Dilma?

De saída, com o discurso que não fez na televisão por medo de ser processada, ela trombou com os defensores do impeachment, chamados de golpistas e de aventureiros. Não ganhou um voto. Pode ter perdido.

O discurso do medo, na mesma linha do discurso com o qual se reelegeu em 2014, foi na contramão do que ela dissera, anteontem, ao pregar a união do país e acenar com “o diálogo nacional”.

União nacional só é possível se adversários forem incluídos – ou não será união, muito menos nacional. A fala raivosa de Dilma pareceu mais com a fala de quem se sente derrotado de véspera.

Um comentário:

  1. Dilma usa a mesma cantilena da eleição. Ao povo mané a otário foi fácil, quanto aos deputados, talvez não venha surtir efeito. Aguardemos.
    Esta foto é do dia que o Lula foi Ministro da Casa Civil por três minutos.

    ResponderExcluir