Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Rádio Educadora do Cariri completa 50 anos neste 15 de Fevereiro - Por Armando Lopes Rafael.

A Rádio Educadora do Cariri vem sendo – há meio século – fiel ao lema: “Porta-Voz da Diocese de Crato na difusão do útil, do bem e da verdade”

Em 1º de julho de 1958, o Diário Oficial da União publicava o Decreto nº. 43.931, assinado pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek, outorgando concessão a Rádio Sociedade Educadora Cariri Ltda. “para estabelecer na cidade de Crato, Estado do Ceará uma estação de ondas médias, destinada a executar serviço de radiodifusão”.

Essa concessão coroava meticuloso e organizado trabalho feito por Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, à época bispo - auxiliar da Diocese de Crato (foto ao lado). Cumpria-se assim o desejo manifestado pelo jovem bispo, o qual – desde sua chegada a Crato em 1955 – almejava utilizar os modernos meios eletrônicos de comunicação na missão de evangelizar, instruir e educar. Dom Vicente Matos previa a implementação de um conjunto de práticas socioeducacativas por meio do rádio, dentre elas práticas escolares, ou seja, as aulas radiofônicas dirigidas à população da zona rural do Cariri. Tudo fundamentado nas palavras de Jesus Cristo: “Ide, pois e ensinai a todas as nações.” (Mt 28,19).

Homem visionário e superior ao seu tempo, Dom Vicente Matos antecipava-se assim às diretrizes mestras traçadas pelo Decreto Inter mirifica (1963), o primeiro dos documentos produzidos pelo Concílio Vaticano II, que recomendava fosse “[...] criada e desenvolvida uma imprensa católica que, sob a direção direta da autoridade eclesiástica ou de pessoas católicas, [que propusesse, sustentasse e defendesse] pública e explicitamente o que está de acordo com o direito natural e com a doutrina católica.”.

No dia 21 de novembro de 1958 a Rádio Educadora do Cariri entrava em fase experimental. Sua inauguração oficial ocorreu a 15 de fevereiro de 1959, com a presença do representante do Presidente da República, o ministro da Saúde Mário Pinotti.

Daquela data, até os dias atuais, a Rádio Educadora do Cariri vem sendo – há meio século – fiel ao lema: “Porta-Voz da Diocese de Crato na difusão do útil, do bem e da verdade”.

2 comentários:

  1. Já disse e repito : A diocese do Crato capitaneada pelos seus bispos foi a mola alavancadora do modelo empreendedorista que fez e faz o Crato ser forte.

    ResponderExcluir
  2. Em 15 de fevereiro de 2019 a Rádio Educadora completará 60 anos de ianugurada.

    ResponderExcluir