Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 17 de junho de 2017

Trump cancelará acordo com o regime comunista de Cuba

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira o fim do acordo de reaproximação com Cuba adotada por seu antecessor, Barack Obama. “Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração”, afirmou Trump em pronunciamento em Miami.

O republicano se mostrou disposto a negociar “um acordo melhor” com a ilha, mas apenas se houver avanços “concretos” para a realização de “eleições livres” e a liberdade de “prisioneiros políticos”.

“Quando os cubanos derem passos concretos, estaremos prontos, preparados e capazes de voltar à mesa para negociar esse acordo, que será muito melhor”, disse Trump.
Na foto, cubanos em balsas improvisadas fogem para os EUA.

As alterações incluem restrições ao turismo e negócios com a ilha, principalmente para barrar os gastos com estabelecimentos controlados pelos militares ou pelo serviço de inteligência do país – o Exército é dono de grande parte da infraestrutura de turismo de Cuba.

5 comentários:

  1. I
    Está certíssimo o Presidente dos EUA!
    Obama passou 8 anos apoiando a esquerda internacional, até quando os objetivos desta er prejudicar os Estados Unidos.
    No caso específico de Cuba, esta ditadura só se sustentou graças ao apoio financeiro dos governos petistas no Brasil (Lula abriu as burras do BNDES para construir grandes empreendimentos na ilha-prisão e Dilma criou o programa “Mais médicos” porque este dinheiro é desviado para a dinastia dos Castro que governa ditatorialmente Cuba há quase 60 anos) e Obama apoiava o comunismo que escraviza o povo cubano.

    ResponderExcluir
  2. II
    Em Cuba, o regime comunista de partido único controla toda a comunicação social. Televisões, rádios e imprensa são propriedade do estado. Acesso à Internet só com autorização do governo.O e-mail não é utilizado porque, segundo afirmam, é controlado pelas autoridades oficiais.
    As estimativas variam, mas os números mais sensatos dizem dizem que mais de 17.000 pessoas foram fuziladas por Fidel no “paredón” desde o início da ditadura dos Castros; Quem pôde fugiu. Há 2 milhões de exilados – um em cada seis cubanos vive no exterior, uma proporção de exilados maior que a existente no Afeganistão, país devastado por trinta anos de guerra civil; 178.000 pessoas morreram em alto mar tentando fugir para os Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  3. III
    Os que permaneceram na ilha-cárcere sobrevivem com alimentos racionados. E ão se fale nas “conquistas” na educação e saúde. A Costa Rica desfruta uma posição melhor que a de Cuba no IDH, sem ter para isso abolido as eleições livres, fuzilado seus filhos, prendido opositores ou impedido seus cidadãos de viajar para o exterior. A Comissão dos Direitos Humanos aprovou, diversas vezes, resoluções onde condena Cuba pela limitação de alguns direitos como a liberdade de expressão, associação, reunião ou de movimento. A ONU pediu, reiteradamente, a Cuba a libertação de pessoas detidas com base nesse tipo de acusações. As Nações Unidas pressionam o governo cubano para que leve a cabo reformas legais que coloquem as leis em conformidade com as normas internacionais dos direitos humanos. A tudo isso Barak Obama fechou os olhos. Ele terá pesadas contas a prestar à Justiça Divina, já que a justiça dos homens é o que vemos hoje.

    ResponderExcluir
  4. IV
    O governo cubano nega sistematicamente aos seus cidadãos direitos básicos de liberdade de expressão, associação, reunião ou de movimento. Restringe quase qualquer tipo de discordância política, e usa avisos policiais, vigilância, detenções, prisão domiciliária e demissões por motivos políticos como métodos para reforçar a conformidade política. A defesa dos direitos humanos é reconhecida como uma atividade legítima mas a ditadura dos Castros interpretam-na como uma “traição” à soberania cubana.Agora, sem apoio do govern dos EUA, sem o dinheiro que os governos do PT enviavam para a família Castro, com o caos da Venezuela que dava petróleo de graça ao regime comunista de Cuba, é aguardar que aconteça com a ditadura cubana o que aconteceu com o Império soviético: ruir de vez...

    ResponderExcluir
  5. Cuba e outras tantas ditaduras de meia tigela, mundo a fora, foram muito valorizadas pelo Obama. Aquele do o Cara. A resultante foi o aumento da desordem mundial. Está certo o Trump. Parece que ele está certo que a Rede Globo e seus repórteres não vão conseguir derrubá-lo do puder. Ora, se não conseguem derrubar o Temer, imagine o Trump.

    ResponderExcluir