Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 25 de julho de 2020

Missa de aniversário da Princesa Isabel

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 1889. 
Um dia antes do golpe militar que impôs a República sem consultar o povo. 
Atrás da nossa primeira Bandeira do Brasil (Criada pelo Imperador Dom Pedro I, 
com desenho do pintor Debret), vê-se o antigo  Paço Imperial, localizado na atual 
Praça da República,local onde se embarca para ir a Niterói, 
que fica do outro lado da Baía da Guanabara.

Um comentário:

  1. A princesa Isabel rejeitou a proposta de retomar o trono por meio de uma Guerra Civil. Após o golpe militar que destronou D. Pedro II, em 15 de novembro de 1889, muitos movimentos que exigiam a restauração da monarquia apareceram no Brasil.

    Alguns deles misturados a outras reivindicações, como foi o caso das duas Revoltas da Armada, ocorridas no início dos anos 1890. Nesse contexto, a princesa Isabel, que estava exilada com a família em Paris, estaria cotada para assumir o trono, já que seu pai morrera na mesma cidade em 1891.

    No entanto, Isabel preferiu evitar derramamento de sangue e resignou-se a não mais pretender ser imperatriz do Brasil, como fica claro em um bilhete endereçado ao seu último chefe de gabinete, da Terceira Regência, João Alfredo: ''Meu pai, com seu prestígio, teria provavelmente recusado a guerra civil como um meio de retornar à pátria... lamento tudo quanto possa armar irmãos contra irmãos... É assim que tudo se perde e que nós nos perdemos. O senhor conhece meus sentimentos de católica e brasileira."

    ResponderExcluir