Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 30 de julho de 2016

Notas culturais (por Armando Lopes Rafael)

Livro “Judeus no Ceará”, um valioso resgate
Está tendo boa aceitação e muita repercussão o lançamento do livro Judeus no Ceará, fruto de exaustiva pesquisa do historiador, jornalista e ex-secretário da Cultura do Ceará, Nilton Melo Almeida. Doutor em História Moderna pela Universidade Nova de Lisboa, Nilton Almeida é também Mestre em História social pela Universidade Federal do Ceará.  Nilton Almeida tem ligações com Crato, pois é casado com a jornalista Germana Cabral, filha do radialista, jornalista e memorialista Huberto Cabral.

Sobre o livro
Até o lançamento deste livro, existia a ausência na historiografia local e brasileira da presença de judeus no Ceará, bem como da contribuição deles para o progresso e desenvolvimento do nosso Estado. O livro de Nilton Almeida resgata a vida e obra de Hubert Bloc Boris, nascido na França e que viveu a maior parte da sua vida na região do Cariri. Hubert Bloc Boris era formado em Agronomia e durante décadas administrou a Fazenda Serra Verde, latifúndio de sua família, com cerca de vinte e três mil hectares, na divisa de cinco municípios caririenses (Caririaçu, Crato, Farias Brito, Grangeiro e Várzea Alegre).

Sobre Hubert Bloc Boris
No livro, Nilton Almeida, informa que Hubert chegou ao Cariri entre 1946–1947 fixando residência em Crato onde fez largo círculo de amizades. Foi sócio do Rotary Clube do Crato, e chegou a ser agraciado com o título de "Cidadão Cratense", pela Câmara de Vereadores. Era extremamente social, bem humorado e juntamente com sua esposa, Janine, formava um casal hospitaleiro e de destaque na sociedade cratense. Hubert faleceu em 1985, em Fortaleza, onde se encontra sepultado.

Um cratense se destaca nas letras e pesquisas
O escritor cratense Francisco Augusto de Araújo Lima, autor do livro “Soares e Araújos no Vale do Acaraú”, vem de publicar – pela Expressão Gráfica de Fortaleza – mais uma obra. Aliás, uma mega-obra, em três volumes, contendo 2.300 páginas, com o título: “Siará Grande, uma província portuguesa no Nordeste Oriental brasileiro”. Trata-se de um livro sobre a origem dos cerca de dois portugueses pioneiros que colonizaram os diversos municípios do atual Estado do Ceará. 

Quem é o autor
Francisco Augusto nasceu em Crato. É Engenheiro Agrônomo, formado pela universidade Federal do Ceará. Apaixonado pela genealogia, iniciou suas pesquisas nos anos 80. É sócio correspondente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambucano e membro do Grupo de Genealogia do Ceará. Com muito sacrifício, Francisco Antônio de Araújo Lima montou uma respeitável biblioteca, onde reuniu autores que escreveram sobre o Ceará, nos séculos 19, 20 e 21. Dentre esses, os que pesquisaram sobre genealogia e publicaram seus trabalhos nas revistas do Instituto do Ceará e em Itaytera, órgão oficial do Instituto Cultural do Cariri, que tem sede na cidade natal do escritor, o Crato.

Um padre cratense que marcou a história de Brejo Santo
Padre Francisco Lopes Abath foi vigário da Paróquia de Brejo Santo – no final do século 19 e primeiros anos do século 20 –  e lá deixou sua marca de bom sacerdote. Hoje é nome de uma Escola e uma rua daquela cidade. Morreu com fama de santidade. Em 1925, o Álbum Histórico do Seminário de Crato fez constar a nota abaixo, em homenagem ao Pe. Francisco Abath:

(Texto e postagem de Armando Lopes Rafael)

Um comentário: