Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Doutor do SUS - Por Natael Fernandes

Eu nunca vi neste mundo
Perante o Senhor Jesus
Um cabra pra ser ligeiro
Quiném um doutor do SUS

Em menos de um minuto
Ele consulta o freguez
Numa folha de papel
Faz uns 05 risco ou 06
Ligeiro sem ter demora
Bota o caboclo pra fora
Manda imbocar o da vez.

Agente drome na fila
Mode pegar uma senha
Depois fica se valendo
Pedindo que o doutor venha
Quando o cabra tem sorte
Ele chega finalmente

É outra maçada grande
Pra chegar a vez da gente
E quando vai atender
Num dar tempo nem dizer
O que o camarada sente

E mesmo quando é preciso
Examinar o caboclo
Se o caba se abestaiar
Ele é quem fica no toco

Num sabe aquele aparelho
Mode escutar o pulmão
Que agente diz 33
E fica todo inchadão?
Botaram um em Jacinta
A pobre só disse 30
Os treis num deu tempo não

As meninas lá de casa
Vivem no chá de mastruz
Hortelã e eucalipe
Com limão cortado em cruz
Elas achando azedo
E eu morrendo de medo
De ir pra fila do SUS.

Enviado por Maria da Gloria Pinheiro

6 comentários:

  1. Maria da Gloria.

    Agradeço o envio do poema critico do sistema de saude. Nossa segurança na area de saude é igual ou menor, da que tem esta rã da foto que ilustra. Quem depende do sistema publico de saude está por um triz.

    ResponderExcluir
  2. Descrito com maestria essa singular atividade, isto no que se refere a consultas médicas.
    Quando é preciso usar o bisturi, os médicos se revelam excelentes profissionais.
    O Sistema Público de Saúde remunera mal e administra mal. A conseqüência é o desvio de recursos de suas finalidades e o sofrimento da população de baixa renda.
    Falam que o Brasil é o país do futuro. Pode até ser, mas no momento é um país sem futuro onde quem mais ganha é quem menos trabalha. O que escrevo é o que vejo acontecer.
    Não teço comentários políticos, por que não participo da onda do poder degenerativo que assola nossa terra. Os nomes e partidos são indiferentes para mim, voto conforme determina minha consciência, mas, é muito triste o que vemos.
    Ai alguém diz: e o que tem a população com isso? E eu digo: TUDO! Votou segundo seus interesses. Ou alguém é capaz de dizer que votou em fulano ou sicrano por sua capacidade? Pode ser mentira! Poucos podem dizer isso. A maioria Votou por que algo lhe foi prometido ou lhe foi dado antecipadamente. E o eleito, não ia gastar rios de dinheiro se não fosse a intenção de recuperá-lo com acréscimo estrondoso.
    A classe política da atualidade está interessada apenas no poder que pode deter nas mãos e se lixando para população.
    Há ainda os eleitores cegos, surdos e mudos para a verdade. Se o seu candidato usou de má fé, corrompeu, matou, estuprou, dilapidou, tem processos judiciais aos montes, tudo descrito pela mídia falada e escrita, não tem importância, eles votam assim mesmo no candidato. É Mentira?
    Não poderia deixar de ressalvar alguns políticos que não se deixaram corromper. São os Mários Covas, os Aurelianos Chaves da vida e outros que a história já esqueceu.
    Em nosso tempo há alguns políticos que estão em algum ponto, lutando pela verdade e pelo bem da Pátria. Que tal se no futuro, nosso voto fosse destinado a homens assim? Ai teríamos o Brasil do Futuro.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. Vicente Almeida.

    Está é a reação das pessoas de bem. Parabens. Fazem sete anos que o nosso presidente, chorando na Tv, sensibilizou a população com a historia da internação de sua primeira esposa, o povo foi na onda, a saude continua igual ou pior. Não se tem como evitar o protesto, e não podemos protestar contra Pedro Alvares Cabral, Dom Pedro I, temos que reclamar do atual que é o responsavel e que prometeu mudar, que não tem dinheiro para saude, mas tem para emprestar ao FMI.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela publicação, fico feliz em saber que você é também um admirador da poesia popular, já faz bastante tempo desde que eu escrevi essa crítica em versos, mas infelizmente o sistema único de saúde continua na uti, o que evoluiu muito mesmo de lá pra cá foi a corrupção infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela publicação, fico feliz em saber que você é também um admirador da poesia popular, já faz bastante tempo desde que eu escrevi essa crítica em versos, mas infelizmente o sistema único de saúde continua na uti, o que evoluiu muito mesmo de lá pra cá foi a corrupção infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Faltou a autoria, conheço o poeta. Corrijam

    ResponderExcluir