Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 18 de agosto de 2009

De poeta para poeta - Por A.Morais

Nosso Blog já postou poemas de Patativa do Assaré, Jose Alves de Figueiredo, Dr. Mozart Cardoso Alencar, Enéas Duarte, Eloi Teles de Morais, João Furiba, Cego Aderaldo, Raimundo Lucas Bidinho, Tarciso Coelho, Mundim do Vale, Dr. Sávio Pinheiro e hoje estamos postando a revelação Vicente Rodrigues de Almeida. Eu tenho uma admiração enorme pelo poeta, não pela beleza do flabelar das rimas, mas pela dosagem de humor que todos colocam em suas poesias. Segue a troca de versos de Vicente Almeida e Mundim do Vale em “A salva do meio dia”.

Meu caro Mundim do Vale
Sua poesia é bacana
O seu jeito não me engana
Pois é poeta de fato.
Escrevo daqui do Crato
Pra você ler algum dia
Felicito-o pela obra prima
Por imortalizar na rima
A SALVA DO MEIO DIA.

O Blog do Sanharol
Deu-me a oportunidade
Pra conhecer de verdade
Como enaltecer um Santo
E uma coisa eu garanto
E lhe digo em poesia
Quero ir de qualquer jeito
Ver de perto, ver direito
A SALVA DO MEIO DIA

Fiquei com água na boca
Pra conhecer a festança
Guardar na minha lembrança
E relembrar com saudade
O bloco da amizade
E contar no dia a dia
Que São Raimundo Nonato
É merecedor de fato
DA SALVA DO MEIO DIA

Quero ir a Varzea Alegre
Conhecer essa homenagem
Que todo ano eles fazem
Haja seca ou haja inverno
A São Raimundo Nonato
Padroeiro do lugar
E aos meus netos contar
Que fui passear um dia
Onde o povo sem temer
Deixa de almoçar pra ver
A SALVA DO MEIO DIA.


Vicente Rodrigues de Almeida

Venha poeta Vicente
Visitar nossa cidade
Morais com boa vontade
Lhe recebe gentilmente.
Traga pra nós o presente
De ter sua companhia,
Que São Raimundo é seu guia
Nesse Vale do machado.
Venha escutar um dobrado
NA SALVA DO MEIO DIA.

Já encontrou seu caminho
No Blog do Sanharol
Venha com chuva ou com sol
Visitar esse cantinho.
Você não fica sozinho
Na terra da simpatia
Pois aqui tem harmonia
E muita hospitalidade.
No Sanharol, na cidade
E NA SALVA DO MEIO DIA.

Quando avistar a bandeira
Balançando lá em cima
Você ver que a nossa rima
É fiel e verdadeira.
O verso é uma maneira
De mostrar na poesia
O tamanho da alegria
De recebê-lo aqui.
Vindo lá do Cariri
PRA SALVA DO MEIO DIA.

Para Vicente e Glória.
Não deixo meu Cariri
Nem com reza nem feitiço,
Sou roedor de piqui
E comedor de chouriço.
Não sáio nunca daqui
O meu lugar é aqui
Com as bênçãos de Padim Ciço.

Por: Mundim do Vale

14 comentários:

  1. Aos dois poetas.

    A postagem ficou com um defeito. Ficou junta, porem as estrofes terminam sempre com a "Salva do meio dia" com letras maiusculas. Dar para entender. Parabens ao Vicente e ao Mundim.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Pronto, Morais, consertei.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Mundim do Vale e Morais
    O seu convite eu aceito
    Fica o negócio feito
    Pra visitar São Raimundo
    Em menos de um segundo
    Decidi com alegria
    Já pensou como é gostoso
    Esse tema engalanoso
    DA SALVA DO MEIO DIA?

    Tudo que vocês falaram
    Inundou meu coração
    De amor e atenção
    Por São Raimundo Nonato
    Estarei ai no ato
    Pra ver a foguetearia
    E levarei minha Valdênia
    Minha flor de açucena
    PRA SALVA DO MEIO DIA.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. Vicente e Mundim do Vale: parabéns aos dois pelos bonitos versos.
    Fiquei com vontade de conhecer A SALVA DO MEIO DIA.

    ResponderExcluir
  5. Maria da Gloria.
    Está convidada, a Maria de Fatima já está por lá.

    ResponderExcluir
  6. Morais, Maria de Fátima já tem mais de uma semana que chegou por aí. Será que em Várzea Alegre não tem lan house? Mas quando retornar vai trazer boas novidades da terra.
    Ela estar em Várzea Alegre por boas causas e deve está compensando a saudade de todos!
    Obrigada pelo convite para aplaudir AS SALVAS DO MEIO DIA.

    ResponderExcluir
  7. Maria da Gloria.

    Estive lá fim semana passado e a procurei. Tive informações que se encontra no Sitio Barreiros e São Nicolau na casa de sua amiga Vilany Brito de Morais.

    ResponderExcluir
  8. Caro poeta Vicente
    Com a sua confirmação
    Já tem um anfritião
    Que está muito contente.
    Seu cumpadre tá na frente
    Munido de alegria
    Pra ter sua companhia
    Com ele e com a Nair.
    Mas não vá deixar de ir
    NA SALVA DO MEIO DIA.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o diálogo dos dois poetas. E a Salva do Meio-dia vai ficando famosa e arrastará mais curiosos para a festa do nosso padroeiro. A cidade em festa agradece.

    Oi, Primo!
    Mesmo com muito atraso escrevi comentários sobre .Madrinha Zefa, Pedro Morais, João Piau, Pedro Piau, Mundim do Vale e Zé Sávio.
    Oportunamente te mandarei uma foto atual de papai para quando precisares colocar no blog. Aquela do aniversário é muito antiga

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pro Mundim(a quem não conheço pessoalmente) e ao Vicente Almeida a quem conheço há muito a nos, sendo seus filhos parentes dos meus.
    Os versos são perfeitos e agradáveis de se ler.

    ResponderExcluir
  11. Rita Maria.

    É muito prazeroso ler algo sobre Madrinha Zefa, Pedro Piau, João Morais, Pedro Morais, Mundim do Vale e Dr. Savio escrito de forma sincera como voce fez. Obrigado e estarei aguardando a foto do nosso amigo Pedro Piau para as futuras postagens.
    Tenha um bom dia.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  12. Antonio.

    Sou amigo do Vicente há varias decadas. E não sabia que ele era um poeta dos bons.

    ResponderExcluir
  13. Vai todo mundo faceiro
    Feliz, alegre, contente
    Menino vai tanta gente
    Ver São Raimundo Nonato
    Mas o que eles querem de fato
    E curtir com alegria
    Momentos de harmonia
    Na festa do padroeiro
    Vai gente do Juazeiro
    PRA SALVA DO MEIO DIA

    Eu é que não vou ficar
    Feito bobo aqui no Crato
    Vendo todo o aparato
    Se deslocando prá lá
    E não vou me demorar
    Pois to vendo a correria
    Vou entrar na romaria
    Quero é poder contar
    O que foi que vi por lá
    NA SALVA DO MEIO DIA.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir