Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Historias do Sanharol 078 - Por Blog do Sanharol


Mazagão ensinando como passar por debaixo  da cerca sem triscar.

Dedicado ao Neto Aquino.

Antes da Escola Isolada Antão Leandro Bitu a comunidade do Sanharol teve varias outras escolas. a mais antiga, na época de minha tia Uninha, a Escola da Benedita Feitosa, que postarei em breve uma foto da professora com o alunato. Depois vieram as escolas de Socorro de Pedro de João do Garrote, Maria de Raimundo Pretinho e Tiquinha Bitu da qual fui aluno no inicio da década de 60 do seculo passado.

Mas, vou falar de uma outra escola, de uma escola que eu  não tinha conhecimento, soube  ontem, em conversa com o primo Renato Bitu. 

Mazagão, um jumento  de Vicente Bitu,  foi professor, ensinava os outros jumentos a roubar, abrir uma porteira, passar por debaixo do arame, fugir para roça alheia, e, se esconder dentro de uma moita, técnicas que só ele era especialista e sabia ensinar. Um dos seus alunos mais  aplicado  foi o "Roxim" um jumentinho que pertencia ao amigo de saudosa memoria Tomazinho.

Roxim só comia na roça dos outros e, sismou  de pastar na roça de Meninin Bitu. Não parava no cercado do Tomazinho. Todo dia "Chico Derramado"  trazia um recado  de Manuel Bitu para Dona Geralda: "Dê um jeito em Roxim que ele  está acabando nosso pasto".

Sem outra alternativa, Dona Geraldo pediu a Paulo de Santiago que vendesse  Roxim. Paulo usou do bom senso, para terminar de vez com os problemas o melhor comprador era Manuel Bitu. Roxim já estava acostumado  com a sua roça. Negocio fechado. Daí por diante,  Manuel soltava Roxim na roça e, ele fugia para a roça de Tomazinho. Inverteu os gostos. 

O negocio de Roxim era praticar o aprendizado da escola do Mazagão. Mas Roxim tinha suas serventias, levava os meninos  mais velhos de Tomazinho para a escola.

Tempos bons.

3 comentários:

  1. Como diz Luiz Gonzaga jumento é bicho sagaz, esperto.

    Em cada casa tinha um, os seus serviços eram: levar o arroz para pilar na piladeira, carregar lenha da roça para abastecer o fogão e, quebrar braço de menino.

    Duvido que tenha um que não quebrou o braço de uma queda.

    Boas lembranças.

    ResponderExcluir
  2. Tempos bons,

    Depois dessas peripercias o Roxim foi vendido e papai comprou outro jumento pra ajudar nos trabalhos diários. Naquela época os meninos já moravam em Fortaleza.
    Mas, conta a lenda que o motivo da venda foi outro: um dos meninos usavam Roxim pra juntar as poucas cabeças de gado e levar ao curral. Num dia de sábado, por conta de demora, papai foi atras e parece que viu um dos meninos tentando fazer "marmota" com o animal. Com o susto, um dos meninos exclamou: Roxim ta gordo.....
    E a resposta de papai, em cima da bucha, foi: e fresquim também....
    Foi desse episódio que nasceu a frase "Roxim ta gordo"!

    ResponderExcluir
  3. A maior virtude de Mazagão foi ensinar um jumento sego de Luis de Alexandre a roubar. Mazagão passava um quebra costela de arame farpado na maior diplomacia, conseguia sair fora sem nenhum arranhão. Mazagão passou para o roçado de Mininim Bitu e ele pegou com uma embira de salsa, montou no jumento e ele saiu numa macha macia andou aproximadamente uns 50 metros em seguida deu umas três polpas altas o suficiente para o velho Mininin estender o rabo no chão que a poeira cobriu. Meu pai Raimundo Bitu assistiu tudo de camarote e desse: meu filho!!!!!, Foi à coisa melhor que eu achei na minha vida, foi divertido vê o velho batendo a poeira. Amigo Mazagão foi sucesso no Sanharol, só respeita Raimundo Nonato o restou montou caiu.

    ResponderExcluir