Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Quem paga é sempre o Judas - Por Antonio Morais.

Cheguei ao Crato em Março de 1969. O Prefeito era o Dr. Humberto Macário de Brito. Eleito com o apoio de um grupo formado por lideranças do porte de Filemon Fernandes Teles, Dr. Ossian de Alencar Araripe, Deputados Estadual e Federal respectivamente. Na oposição Pedro Felício, Senador Wilson Gonçalves, Deputado Estadual Kleber Callou, Walter Peixoto, Brigadeiro José Macedo  formavam a outra opção  para o eleitorado cratense.

De lá para cá,  se alternaram no puder os mesmos, com algumas exceções, o Walter Peixoto oportunizou a todos os lados. 

Em 1972, Pedro Felício com o Brigadeiro Macedo de vice. Em 1976, Ariovaldo Carvalho com o Dr. Humberto de vice. Em 1982, Walter Peixoto se elege com o apoio do Humberto Macário. Em 1988, um indicado do Walter, Dr. José Adega. A seguir, Antônio Primo de Brito, candidato do Dr. Humberto Macário. Em 2002 Walter Peixoto novamente, e, por fim O atual prefeito Samuel Araripe, filho do Deputado Federal Ossian Araripe do grupo do prefeito em 1969. Portanto o povo vem mantendo uma ou outra tendencia no comando do município.

O tempo passa, se esvai, e, O Crato amiudando-se, dizem alguns que  perde tudo para outras cidades da região, principalmente para  o Juazeiro, embora a ultima grande perda tenha sido para as chuvas, o Canal do Rio Granjeiro se foi. O povo vota nos mesmo e, o Judas paga a conta. Toda Semana Santa, Judas é ridicularizado comparado aos políticos locais e do Brasil a fora.

Estamos há seis meses das eleições municipais, já temos candidatos pra todo gosto. Candidato se achando eleito, candidato se oferendo para ser vice de outro, mas o certo é que para se bancar uma campanha é preciso ter um suporte financeiro e politico muito grande, não adianta mais  sair falando por aí em Barbara de Alencar, Filemom Teles, Raimundo Bezerra, por que o povo da Batateira, Grota, Seminário, Alto da Penha, Muriti,etc - não sabe, nem quer saber, quem foi essa gente. 

Quem for candidato vai saber com quantos paus se faz uma porteira.

Um comentário:

  1. O Crato já foi altaneiro, suas lideranças locais lançavam os seus candidatos. Hoje as decisões são tomadas por pessoas de fora. O Guimarães decide pelo PT, Eunicio pelo PMDB, Ciro pelo PSD. Por esta razão estas lideranças estão na peia a muito tempo.

    ResponderExcluir