Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Rosa Guedes - Por José Helder França.


Outro dia folheando um livro do Helder França me deparei com o poema "Rosa Guedes tá no Crato". Pra quem não sabe, Rosa Guedes é uma personagem  fictícia, criada pelo poeta. Nascida e criada na ingenuidade matuta, tinha muita vontade de  conhecer a cidade. Más sempre encontrava a oposição  severa do pai:

Minha fia Rosa Guede
Toda sumana me pede
Pá í pá rua comigo
Ela tem muita vontade
Di cunhecer a cidade
Mais porém acho um pirigo.

Acho um pirigo é verdade
Pruque aqui na cidade
As coisa é bem deferente
Num se vê mais o respeito
Num tem namoro dereito
O povo tá indecente.

Rosinha sempre diz: Pai
Quando é que o senhor vai
Mi levá pá ver a rua
Mais eu não tenho coragem
Quando mialembro dos trajes
Dessas moças quaje nua.

Eu sei que Rosa é dereita
I qui essas coisas num aceita
Mais pode o diabo atentá
É mior ficar nos mato
Quer que vem ver cá no Crato
É mior ficar por lá.

Quando Rosa completou 18 anos e alcançou a maioridade o velho  perdeu o comando e, Rosa decidiu vi ao Crato. Desta feita não houve jeito, o pai teve que aceitar e, recomendar  os cuidados da filha aos amigos da cidade. Pra quem conhece o Crato e as personalidades citadas, o cordel é um primor pela alegria e o humor contidos.

Acompanhe, serão seis postagens de quatro décimas. Vale a pena acompanhar.

2 comentários:

  1. GRAVEI ESSA POESIA NOS MEUS PROGRAMAS DE RÁDIO... ATÉ INCLUÍ NO MEU CD-MP3.
    SOU MUITO SINCERO QUANDO QUANDO DIGO AO FINAL DA GRAVAÇÃO: O NOME DESSE POESIA É ROSA GUEDE, O AUTOR É O POETA JOSÉ HELDER FRANÇA, MEU ÍDOLO.
    DURANTE O TEMPO EM QUE DEDÉ DO BANCO TRABALHOU NA AGÊNCIA DO BB DE ICÓ, EU FUI SEU MACACO DE AUDITÓRIO. ONDE ELE ESTAVA DECLAMANDO POESIAS, OU SIMPLESMENTE CONVERSANDO COM OS AMIGOS, EU ESTAVA PRESENTE.
    ADMIRANDO DEDÉ DO BANCO, O CARINHO E O RESPEITO QUE O POVO TINHA POR ELE, EU DECIDI QUE TAMBÉM IRIA SER BANCÁRIO... ESTUDEI BASTANTE PARA ISSO. E NO CONCURSO DO BANCO DO BRASIL DE 1981, REALIZADO AQUI EM JUAZEIRO DO NORTE, EU FIQUEI ENTRE OS 9 PRIMEIROS COLOCADOS.
    E QUANDO ASSUMI NO BB-CAJAZEIRAS E ANTENOR NAVARRO DA PARAÍBA, EU FUI PARA O POVO DAQUELA REGIÃO O QUE DEDÉ FOI PARA O POVO DE ICÓ. POR ISSO QUE EU DIGO: JOSÉ HELDER FRANÇA, MEU ÍDOLO.

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo João Dino.

    A historia do passeio de Rosa Guedes ao Crato é bastante interessante. Você conhece. Rosa viveu intensamente as belezas do Crato e, ao retornar levou muitos presentes para os irmãos, amigas, mãe e, inclusive para o pai, sem duvida o mais valioso.

    ResponderExcluir