Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Médicos de antigamente - Por Antônio Morais.


Os médicos de hoje em dia possuem clinicas luxuosas, consultórios confortáveis e nem pensar em atendimento a domicilio. O primeiro médico filho de Várzea-Alegre foi Dr. Leandro Correia formado em 1915 e o segundo foi Dr. José Correia Ferreira com diploma em medicina de 1936.

Dr. José Correia Ferreira foi chamado para atender um paciente que estava muito mal no sítio Lagoa Seca. Meio de transporte lombo de animais. Chegando no local examinou o doente e quando foi passar a medicação viu que andava sem a caneta e papel. Pediu que alguém providenciasse, mas nem na casa nem na vizinhança foi encontrado o material.

Dr. José Ferreira disse: Não tem problema tragam um carvão que eu escrevo na porta e depois vocês copiam quando arranjarem a caneta e o papel. Trouxeram um carvão ele escreveu enquanto dizia : Olhem, quando for amanhã vocês vão muito cedo à cidade, duas léguas de distância, e procurem a farmácia e comprem esse remédio. Não deixem de ir porque o caso dele é muito sério. No outro dia arranjaram o lápis e o papel, mas como ninguém conseguiu entender a letra do médico o jeito foi deixar mesmo na porta. 

A candidata a viúva chamou dois candidatos a órfãos e disse: Vocês vão à farmácia comprar esse remédio, vão pela "Serra dos Cavalos" que é mais perto. Vão num pé e voltem noutro.

Os dois saíram se revezando quase correndo com a porta na cabeça. Chegaram na farmácia montaram a porta em cima do balcão. O farmacêutico olhou com uma expressão de espanto e um dos irmãos perguntou: O qui foi? Num vá me dizer qui o senhor "tombém" num sabe ler a letra do doutor.

Claro que a letra do médico eu entendo. Mas, depois de trinta anos de farmácia é a primeira vez que eu vou aviar receita numa porta.

3 comentários:

  1. Fizesse chuva ou sol o médico ia e voltava no lombo de um cavalo.

    ResponderExcluir
  2. Cadê o livro, Moraes?
    Este teu repertório eh fantástico!
    Tem que deixar tudo documentado! 🤣🤣

    ResponderExcluir
  3. Esse repertório do Morais é suficiente para pelo menos uma dezena de livros...

    ResponderExcluir