Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 8 de abril de 2012

A BRIGA DO TRÊS JOÃOS - Por Mundim do Vale

LITERATURA DE DE CORDEL.

João grilo tava teimando
Com Joãozinho Bonequeiro,
Foi chegando João Sem Braço
Que andava sem dinheiro.
Meteu-se na confusão
Dizendo: - Onde tem dois João
Não é bom ter forasteiro.

Joaõ Grilo disse: - Eu sou João
Aqui e na caixa prego
Já quebrei um santuáriio
Já mandei prender um cego.
Botei o cão pra correr
E agora quero saber
Esse chifre a quem entrego.

Joãozinho disse:- Eu também
Sou o João de Damião
Moro com o Cláudio Souza
Mas não respeito, ele não.
Uma vez no São Caetano
Eu me juntei com um cigano
Pra roubar o sacristão.

João Sem Braço disse:- Vixe!
É muito João delinquente
Já pedí até esmola
Como um deficiente.
Se o Brasil não se cuidar
Eu vou me candidatar
Para ser o presidente.

João Grilo:
Vamos formar nosso trío
Pra fazer e acontecer
No Alto do Colorau
Vamos dançar e beber.
Joãozinho vai pra janela
Pra ficar de sentinela
Se o Cláudio aparecer.

João Sem Braço:
Eu fico cobrando a cota
Depois divido o dinheiro
Tiro cinquenta pra mim
E dou dez ao sanfoneiro
Depois nós vamos gastar
Bebendo de bar em bar
Com Cláudio e Sávio Pinheiro.

Joãozinho:
Eu não confío em você
Fazendo arrecadação
Se não tivermos cuidado
Não vai sobrar um tostão.
Sei que tu só tem um braço
Mas é facil dar um traço
E levar tudo pro Gibão.

Eu também não acredito
Nesse cabra do Gibão
O Giovane já me disse
Que ele é um fino ladrão.
Se o cabra vacilar
Ele leva o celular
Mesmo só tendo uma mão.

As ofensas foram a deixa
Pra começar a arenga
João Grilo apanhou tanto
Que ficou até capenga.
Joãozinho disse: Tou Brabo!
Eu agora arranco o rabo
Desse mói de fí de quenga

Foi chegando um soldado
Disse:- A justiça nã tarda
Vocês respeitem a polícia
Que eu estou aqui de guarda.
Fizeram foi achar graça
Bateram tanto no praça
Que rasgou-se até a farda.

Eu digo agora ao leitor
Que o cordel é verdadeiro
Foi lá no bar de Alberto
Nesse mês de fevereiro.
É uma história fiel
A fonte desse cordel
Foi Dr. Sávio Pinheiro.

Mundim do Vale.

4 comentários:

  1. kkkkkkkkk Bom! E os personagens são carismáticos. Feliz páscoa Mundim.

    ResponderExcluir
  2. Um belo cordel esse dos João. Os personagens estão bem qualificados. Os três juntos vão fazer muitas estripulias.

    Parabens Mundim.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o cordel, esse cidadão continua dando a sua excelente colaboração para o blog do Sanharol. Além de um Varzealegrese nato é um grande poeta que valoriza a nossa cultura popular com seus poemas e cordéis sobre o povo de nossa localidade.

    ResponderExcluir
  4. ESSA SE NAO SUPEROU FICOU NO MESMO PATAMAR DAS DEMAIS QUE EU CONHEÇO MUITO BEM CRIADO O TEMA . MUITO BEM FEITA A DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS E SEUS CARÁTER. VALEU MUNDIM MUITO BOA MESMO.

    ResponderExcluir