Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 1 de abril de 2012

A GRANDE ORAÇÃO - Por Vicente Almeida

A GRANDE ORAÇÃO
Fragmentos na história


Ao longo do tempo, no meio de muitos povos, sempre existiram pessoas que se preocupavam em cultivar a sua religiosidade de uma maneira mais intensa e carinhosa, com o objetivo de agradar ao SENHOR.

E para ter um controle sobre a quantidade de orações que executavam,  adotavam marcá-las utilizando algum artifício: como contagem nos dedos, usando pequenos ossos, gravetos de madeira ou pequenas pedrinhas redondas, para terem um controle certo sobre a sequencia de suas preces. Havia religiosos que conduziam em um bolso secreto da sua vestimenta, uma quantidade de pedrinhas para seus momentos de orações. Assim surgia a ideia do Rosário.

Esta prática é confirmada pela história, porque era um costume usado com frequência por muitos cristãos, diversos monges e eremitas do deserto, no alvorecer do cristianismo.

Aqui no Ocidente, esse hábito também foi cultivado pelas pessoas piedosas e adquiriu um forte incremento no final do século X, quando os fiéis rezavam o "Pai-nosso" diversas vezes seguidas, como gesto de humildade e súplica de perdão pelas faltas cometidas, da mesma forma que declaravam perdoar as pessoas que cometeram faltas contra eles.

Com a finalidade de favorecer tais exercícios de piedade, foram confeccionadas correntes que facilitavam a contagem das preces. Essas corentes eram divididos de dez em dez anéis, sendo o ultimo mais grosso para facilitar a contagem e eram chamados de "Paternoster".

No Concílio de Êfeso no ano 451, foram reconhecidas as prerrogativas especiais de MARIA dadas pelo CRIADOR e foi decretado o Dogma da Maternidade Divina da MÃE DE JESUS.

No dia de encerramento do Concílio, depois de palavras admiráveis dos Padres Conciliares, que ressaltaram as virtudes e as prerrogativas especiais de Maria, mãe de Jesus, Sua Santidade o Papa Celestino, emocionado e com lágrimas nos olhos, ajoelhou-se perante a assembleia e respeitosamente saudou NOSSA SENHORA, pronunciando: "SANTA MARIA, MÃE DE JESUS, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém".

Na continuidade dos anos, esta saudação foi unida àquela que o Arcanjo Gabriel fez a Maria, conforme o Evangelho de JESUS escrito por Lucas 1,26-38 "Ave cheia de graça, o SENHOR está contigo!" e ainda a saudação que Isabel fez a Maria, quando Ela foi a Ain Karin para ajuda-la nos três últimos meses de gravidez.

Sua prima Isabel era idosa e necessitava de companhia. Ao vê-la chegando saudandou-a dizendo: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre." (Lucas 1:42). Estas três saudações foram unidas em uma só oração surgindo assim a AVE MARIA.

Todavia, a primeira manifestação efetiva a respeito do Terço ou Rosário, ocorreu no ano 1204.  Dizem que NOSSA SENHORA sempre bondosa e complacente, apareceu a Padre Domingos e lhe ensinou a rezar o Rosário, como forma eficaz de combater a heresia e converter as pessoas.

Duzentos anos depois o monge cartuxo, Henrique de Egher ou de Calcar, em 1408, redigiu um poema intitulado "Psalterium Beatae Mariae", no qual estimulava a recitação de um "Pai-Nosso" antes de cada dezena, ou seja, de dez AVE MARIA. Assim foi criado o Rosário.

O Terço resultou de uma divisão do Rosário em três partes, para facilitar a oração. Assim os devotos podiam rezar  um Terço pela manhã, outro ao meio dia e outro a noite.

Como podemos ver, nada surge por acaso, num passe de mágica. O Rosário e o Terço que hoje conhecemos dependeu de milhares de anos para ser transformado em uma perfeita oração.

Nos século XIX e XX, quando N.S. apareceu em Lourdes na França e em Fátima Portugal, recomendou resar o Rosário como forma de unir as famílias em torno da oração e assim entrar em sintonia com o Criador.

No limiar do Século XXI o Papa João Paulo II acrescentou um Terço ao Rosário, ficando quatro Terços.

Estranho
não é? E aqui está a grande curiosidade: É o único inteiro que quando dividido em quatro teremos quatro Terços, e não quatro quartos.

Tenha uma ótima Semana Santa.

Escrito Por Vicente Almeida
01/04/2012

5 comentários:

  1. Nesse Domingo de Ramos quero enviar um Forte ABRAÇO ao meu ilustre e competente Amigo, Vicente Almeida e Família.
    Feliz Semana Santa !

    Carlos Airton

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Vicente e Valdenia: veja que interessante, eu não sabia sobre o terço ou o Rosario; mais costumo orar com pedrinhas semi preciosas como cristais rosa, ametista... e o mais interessante, é que estava lendo agora mesmo sobre a APLICAÇÃO A MARIA SS.Um dos hinos do oficio Mariano assim reza:

    DEUS VOS SALVE, RELOGIO,QUE,ANDANDO ATRASADO,SERVIU DE SINAL AO VERBO ENCARNADO.
    Oh! coisa boa, é ter pessoas como você, meu caro Vicente...

    Tenham todos uma santa semana santa.

    Fatima Gibão.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Vicente.

    Parabens.

    Um belo texto.

    Excelente para se refletir nestes dias da Semana Santa.

    Obrigado.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Vicente e Valdênia,

    Vocês conseguiram reproduzir o milagre da multiplicação. Pois quatro terços vale mais que um inteiro. É a oração vencendo a matemática.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. ... Ai eu disse:

    Carlos Airton:

    Abraço calorosamente recebido. Obrigado meu amigo.

    Fátima Gibão:

    "Para que o homem suba as sumas alturas, desce Deus do céu para as criaturas".

    Ainda estou afinado com o Ofício e sei quase todo de cor.

    Morais:

    A reflexão ou meditação é tambem uma grande oração. É tambem o momento em que escutamos Deus.

    Sávio:

    É bem complicada essa divisão, transformar um inteiro em quatro Terços, mas João Paulo II conseguiu.

    ResponderExcluir