Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 3 de abril de 2012

Historias do Sanharol 079 - Por Blog do Sanharol



Outro bom aluno de Mazagão foi Miúdo, o jumentinho de Raimundo Pretinho. Foi aprovado com distinção e louvor. Nem Delubio Soares, gerente dos negócios do José Dirceu, Genuíno e do PT foi tão aplicado e competente. 

Era soltar no cercado e ele fugir para roça de Meninin Bitu. Passava por debaixo de dez cercas de arame igual uma cobra até alcançar a vazantinha  de Meninin botar as vacas de bezerro novo. Além de fujão era velhaco a ponto de se colocado numa camarinha escura, piado em cruz, com uma corda arrasto não se conseguia pegar.

Um dia, Meninin prendeu Miúdo no curral e mandou Chico Derramado ir avisar a Raimundo Pretinho. Para o encanto dos leitores do Blog relato o dialogo que se deu entre Derramado e Raimundo Pretinho:

Chico Derramado: Ei, sei Raimundo Pretinho, seu Meninin mandou dizer que fosse buscar seu jumento que  está preso no curral há três dias.

Raimundo Pretinho: Derramado, volte na mesma pisada  e, diga a Meninin que tire o leite. E, depois da ordenha, pode soltar na estrada, que ele sabe ir para vazante sozinho.

2 comentários:

  1. Não sei a razão, mas Luiz de Raimundo Pretinho tinha o apelido de Miúdo.

    Não sei se tinha alguma relação com o jumentinho. O fato é que o Jumento foi razão de muitos aborrecimentos entre os vizinhos.

    ResponderExcluir
  2. Não eram somente pessoas sábias que existiam no Sanharol, os jumentos também aprendiam as lições conforme seus ensinamentos. Existia também espingarda de Cícero Miguel que conseguia dar uma mordida com uma carga de vara. Amigo!!!!!, Sem sobra de dúvida era um verdadeiro artista. O tangedor sem fica atrás do jumento e o mesmo conseguir morder com todo emaranhado de madeira em sua frete precisa realmente ser catedrático ou mestrado na apologia de jumentos.

    ResponderExcluir