Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Iguais, porém diferentes

(excertos do editorial de “O Estado de S.Paulo”, desta 5ª feira, dia 5)
“Demóstenes Torres tropeçou no seu próprio "mensalão". Exatamente como aconteceu com o PT em 2005, depois de passar vários anos fazendo o papel de vestal, de missionário da ética e impiedoso acusador dos desencaminhados, o senador goiano foi desmascarado pela evidência irrefutável de que mantém relações promíscuas com o notório Carlinhos Cachoeira, chefão da jogatina, cujos interesses escusos tem defendido junto à administração pública. Até aí, tudo igual ao que se tem assistido na política. A diferença está no comportamento dos partidos envolvidos em escândalos. O PT nega até hoje a existência do plano urdido e executado por José Dirceu para compra de apoio parlamentar ao governo Lula e age politicamente para blindar os réus do processo que se arrasta no STF. O DEM, como já fizera no caso do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, de imediato cobrou publicamente explicações de seu filiado, num procedimento que inevitavelmente resultaria numa expulsão - que só não ocorreu porque Demóstenes se antecipou e pediu desligamento do partido.
O comportamento de Demóstenes Torres é imperdoável, principalmente pela profunda decepção que causou aos homens de bem que viam nele um denodado defensor da ética na política. Foi ele quem declarou, em 2007, na condição de relator da CPI do apagão aéreo, que "corrupção é um negócio suprapartidário" e que "os malandros estão em todos os governos" - e ele bem o sabia. Hoje, para regozijo dos corruptos, sobre Demóstenes Torres alguém poderá afirmar o mesmo que ele próprio afirmou sobre seu ex-correligionário José Roberto Arruda, forçado a renunciar ao governo do Distrito Federal por seu envolvimento no chamado "mensalão do DEM": "É um bandido, um delinquente, um vagabundo".

6 comentários:

  1. O grande erro do senador Demóstenes foi não ter se filiado ao PT. Se fosse dessa cambada já teria sido perdoado do “ malfeito”...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Armando.

    Tenho dito sempre que dois erros não dão um acerto. Tenho dito tambem que politico no Brasil são todos iguais.

    Em termos de partido o PT tem se revelado o mais cafajeste.

    O Demostenes para se salvar dessa tem que ir para o PMDB.

    Voce ainda vai ver o Cara beijando as mãos do Demostenes como fez com o Jader.

    Pra frente é que as malas batem.

    ResponderExcluir
  3. Senhor Armando Rafael

    Ser de esquerda, direita ou de centro, não garante idoneidade. Ter picaretas em partidos de esquerda, direita, ou qualquer organização humana, é natural, infelizmente. Mas, dentro do campo ideológico, cada um escolhe os seus. Quando militei no velho partidão, PCB, participei por diversas vezes da manifestação daqueles que defendiam a luta armada. Colocava-se em uma lousa o nome de quem era contra ou a favor da luta armada. Sempre fui contra essa forma de fazer política, não é, e nem nunca foi, esse, o meu entendimento, mas compreendia a bravura e entusiasmo daqueles que faziam essa opção. Não acredito em avanço no campo social vindo da direita. A máxima de que a esquerda só se une na cadeia tem um fundo de verdade, mas isso porque sabemos que o ser humano é vulnerável as benesses que o mundo capitalista oferece. Isso ocorre um tanto mais, por excesso de zelo.
    Quando um político fala a verdade nos surpreende. Tiririca foi eleito em são Paulo, dep.Federal, porque falou a verdade, verdade essa, que o povo gostaria de ouvir. O deputado Stepan Nercessian foi sincero em suas palavras: "Não há quem não tenha uma amigo bicheiro no Rio de janeiro." O jogo do Bicho, seja ele legalizado ou não, é uma questão de sobrevivência. Muitas famílias vivem do Jogo do Bicho. Defendo que essa atividade genuinamente brasileira seja descriminalizada e legalizada, para que possamos acabar com o uso marginal desse dinheiro em escolas de samba, clubes esportivos, política e, o que é pior, no mundo do crime.
    Lutar para chegar ao poder e distribuir equitativamente o dinheiro da nação, entre aqueles que mais necessitarem, é o que eu defendo. Que me perdoe meus amigos direitistas, mas ainda não vi esse avanço em candidatos conservadores. O Lula avançou e a Dilma avançará ainda mais! Em tempo: Parabéns ao ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo prêmio recebido do governo catalão, Espanha, por sua luta no combate à pobreza.

    ResponderExcluir
  4. Ninguem quer CPI

    O governo e a oposição fizeram um acordo tácito para que o escândalo Carlinhos Cachoeira não vire objeto de uma CPI.

    O DEM não quer pagar a conta do senador Demóstenes Torres (GO). O PSDB não quer o governador Marconi Perillo (GO) sentado no banco dos réus.

    O PT não quer ressuscitar o caso Waldomiro Diniz. E o governo não quer fazer nada que possa tumultuar o processo legislativo e tensionar sua base política no Congresso.

    ResponderExcluir
  5. Morais

    Em nome de uma pseudo moralidade gasta-se horrores com CPIs e em geral não se chaga a lugar algum. Sem CPI já sabemos de muitas coisas, palanque agara vai custar muito caro aos cofres públicos. Deixem a justiça fazer sua parte.

    ResponderExcluir
  6. Se a justiça fizesse a parte dela o Cachoeira e o Valdomiro Diniz estariam presos, e, com certeza, outros já estariam atuando em seus lugares.

    Nas conversas divulgadas para desmoralizar o Senador Demostenes já se tem conhecimento de envolvimento de Deputados do PP. PTB, PPS, PT, PDT e se levassem a historia a frente não escapava ninguém. Por essa razão não levam.

    ResponderExcluir