Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 10 de abril de 2012

Várzea-Alegre quer demarcação de territórios - Por Honório Barbosa.

Várzea Alegre. Este município localizado na região Centro-Sul do Ceará apresenta quatro localidades que têm identidade e maior proximidade com Várzea Alegre, mas que estão situados em municípios vizinhos: Cariús, Farias Brito e Lavras da Mangabeira. Os representantes de Associações Comunitárias solicitam a vinda de técnicos da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa para discutir e explicar sobre a definição territorial das áreas em questão.

O assunto foi discutido em reunião promovida pela Federação das Associações Comunitárias de Várzea Alegre (Famuva) com a presença do prefeito Zé Hélder de Carvalho. O presidente da Famuva, João Alves, disse que há o desejo da maioria dos moradores das localidades em integrar o município de Várzea Alegre, de quem recebe assistência de serviços de educação, saúde e onde fazem compras.

Quatro localidades apresentam esta característica. São elas: Sítio Charneca, Riacho do Meio dos Bilicas, Calabaço e Baraúnas. De acordo com informações da Famuva, Charneca pertence a Cariús, mas fica apenas 15km de distância de Várzea Alegre e a 50km do Município de origem. O Sítio Calabaço está localizado no município de Lavras da Mangabeira e Baraúnas em Farias Brito. "A maioria dos moradores busca os serviços essenciais em Várzea Alegre", observou João Alves. "Muitos moradores possuem até domicílio eleitoral em Várzea Alegre".

O representante da Associação Comunitária do sítio Charneca, Francisco Sátiro, confirmou que o sonho dos moradores da localidade é pertencer a Várzea Alegre. "Nós gostaríamos de saber como está sendo feito esse trabalho da Assembleia Legislativa", indagou. "Nenhum membro da nossa comunidade recebeu visita técnica". O Prefeito Zé disse que iria procurar o presidente da Comissão para obter informação do estágio em que se encontra o trabalho na região.

Durante o encontro, foi solicitada a inclusão de mais duas localidades, Aruca (Cariús) e Olho D´Água (Cedro). O presidente da Associação de Moradores, Francisco Antonio, esclareceu que "a comunidade enfrenta um grande problema, pois se trata de uma área de assentamento onde nove casas estão no território de Várzea Alegre e 13 em Cedro, dificultando a assistência aos assentados".

Litígio

O presidente da localidade de Aruca, Antonio Barbosa, informou que a comunidade possui maior aproximação com Várzea Alegre por está distante apenas 18km, enquanto fica a 40km de Cariús. O presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, Luis Carlos Mourão, esclareceu que visitou algumas das comunidades em questão, juntamente com técnicos do IBGE para verificação do mapa, limite territorial entre Municípios e possível litígio. "Não há indefinição nessas áreas", observou. "O que há é um sentimento, um desejo de pertencer a Várzea Alegre e isso é um outro processo de agregação de área".

Mourão esclareceu que as áreas de litígio devem ser encaminhadas para a comissão na Assembleia Legislativa por meio de ofício, com as questões documentadas. Frisou que já houve acordo em 63 Municípios.

Fonte - Blog do Crato

2 comentários:

  1. De todas essas comunidades a Charneca já pertenceu a Varzea-Alegre. Fica numa ribeira, entre duas localidades que pertencem a Varzea-Alegre.

    Dizem que passou a pertencer a Carius, na decada de 50 do seculo passado, para impedir que a Justiça de Varzea-Alegre perseguisse o Emidio.

    Segundo dizem o Coronel Mario Leal foi quem fez o trabalho do desmembramento na Assembleia Legislativa quando deputado estadual.

    ResponderExcluir
  2. Reivindicação mais do que justa para os moradores de Charneca e outras circunvizinhas. Temos que ser realista, no que se refere às questões de negócios, assistência médica, e outros a nossa linda e pacata cidade fica realmente mais próximo das citadas localidades.

    ResponderExcluir