Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 9 de junho de 2016

Região Metropolitana do Cariri está ameaçada de ver seu aeroporto inviabilizado


Fonte: a partir de notas publicadas no Blog “Portal de Juazeiro”
 “Juazeirenses e caririenses, a situação do nosso aeroporto é muito grave, mesmo! Se não forem adotadas as medidas reclamadas ele vai fechar. TAM, Gol e Avianca já anunciaram as datas de encerramento de suas atividades. 
É o seguinte: as lideranças atuais de nossa cidade não têm a mesma força e prestígio das que existiam aqui nas décadas de 60 e 70, por exemplo. Naquele tempo, Juazeiro tinha uma Associação Comercial pujante; Lions e Rotary mais atuantes; uma representação estudantil expressiva e líderes políticos capazes de mobilizar o povo levando-o às ruas.
“Em nosso artigo anterior, sugerimos que as forças vivas de Juazeiro e do Cariri (políticos, empresários e representantes classistas)  se unissem e fossem juntos ao Planalto pedir socorro para o nosso aeroporto. Mas agora, conforme informações chegadas de Brasília, complicou tudo, pois em vez de unirem as forças os políticos resolveram agir em blocos separados, cada um puxando a brasa para sua sardinha, como se diz na linguagem popular. Está como se fosse uma disputa de campeonato de futebol com pelos menos quatro equipes. Assim não dá. Assim nosso aeroporto vai fechar, mesmo. Tudo isso ocorre porque tem como pano de fundo  o agravante de estarmos num ano de eleição municipal, de transição no governo federal, estando cada político defendendo a sua bandeira para usufruir vantagens nas urnas. É lamentável que isso esteja acontecendo. Nossos representantes precisam agir com bom senso, deixar de lado as divergências políticas, colocar a recuperação do aeroporto em primeiro lugar e se unirem num bloco monolítico forte capaz de pressionar as autoridades do Planalto, porque só assim o pleito poderá ser concretizado a contento. Depois, não precisará dividir lucros, pois todos sairão ganhando. Simples assim. A população juazeirense agora está indignada. Há gente demais pedindo a mesma coisa, mas dispersa, deixando quem pode resolver o problema numa situação delicada. Assim não dá!” 

Comentário de Armando Rafael
Imagine! A mídia de Juazeiro do Norte, cidade de inegável pujança econômica, que está centralizando o progresso do Cariri em todos os sentidos, repito até a mídia reconhece que as lideranças políticas e empresariais daquele município não estão à altura do momento histórico atual...
E o que dizer das lideranças de Crato? Em nossa cidade a força decisiva está nas mãos do seu povo simples. E a imensa maioria desse povo é oriunda de outras regiões. Façam um teste: Tem algum cratense se destacando, no momento, nos setores vitais da economia cratense? No comércio, indústria, setor de serviços? A economia do Crato está nas mãos do que as “elites cratenses” chamavam antigamente de “adventícios”! Ou seja, de pessoas que vieram de fora e aqui, à custa de trabalho e esforço ganharam um lugar ao sol. Tem cratense se destacando na área educacional, principalmente na Universidade?  Ou em  investimentos da área da saúde? Incrível, mas até a maioria das pequenas empresas informais estão nas mãos desses “adventícios”. A pergunta vale, sobretudo, para membros das “tradicionais” famílias da terra, estas que estão, cada dia, mais omissas e mais sem prestígio...  



Um comentário:

  1. Há algum tempo fiz um comentário mostrando um tempo em que esta região tinha grandes lideranças politicas. Citei pelo menos 5 deputados federais e oito estaduais. Fui criticado e os comentários eram todos com a finalidade de desqualificar os políticos citados. Pergunto onde estão os grandes lideres de hoje? Não conseguem manter nem o que a duras penas foi conquistado no passado.

    ResponderExcluir