Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 4 de julho de 2023

Pense na tua velhice - Postagem do Antônio Morais.


Um fazendeiro abastado do Crato, senhor de engenho muito rico tinha dois filhos já na idade adulta. O velho permitia que os filhos  fizessem parte da administração de seus negócios, mas, nada de abrir mão de seu patrimônio. Um compadre o visitou e lhe falou : Você já está  com idade avançada,  já não  dá conta de administrar seus bens. Porque não transfere para os seus filhos, já que a eles pertencem?

O velho respondeu : De jeito nenhum. É deles, não tenho duvidas, mas só  tomarão posse depois de minha morte.

Porque razão? O que lhe leva a ter essa  decisão um tanto quanto egoísta?

O velho respondeu : Quando eu era garoto peguei dois bruguelos de "canário silvestre" e coloquei numa gaiola. Os velhos, pai e mãe, vinha trazer água e comida diariamente.

Quando  os bruguelos estavam na idade adulta eu troquei, prendi os velhos e soltei os filhotes. Os novos foram embora e os velhos morreram de sede e fome.

3 comentários:

  1. Sabedoria impar. É o que se vê pela estrada da vida dos nossos dias. Com o nome granfina de casa de repouso, os idosos são jogados e esquecidos. Atitudes criminosas e nada humanas, vergonhosas. Cruel a maneira como são tratados por filhos e familiares.

    Essa minha postagem vem no dia em que todos se derretem falando de pais, coisa que, muitas vezes não é costume no cotidiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Endosso em parte, o que aqui está descrito. Tenho sorte e dois grandes filhos, que de mim cuidam e comigo se preocupam. Mas não é sempre assim.

      Excluir
  2. Eh verdade, Morais! Os exemplos são cotidianos!
    Pais que dedicaram uma vida aos filhos e hoje estão jogados em Casas de Repouso!
    Eh a velha máxima, “um pai cuida de 10 filhos, mas 10 não tomam conta de um pai”!

    ResponderExcluir