Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 22 de julho de 2023

Crato, quem te viu, que te ver - Por Antônio Morais.


Uma "croniqueta" do Antônio Morais  publicada no  Blog do Crato no dia  18 de Junho de 2012.

Quem conhece a história do Crato sabe que, hoje em dia, nossa gente é passiva, acomodada e bastante desunida. A Exposição e o Parque eram patrimônio do município. Um prefeito, na década de 80 do século passado, resolveu transferir o Parque  para o Estado alegando os custos de manutenção, visto que a utilização do mesmo  ocorria  por apenas uma semana ao ano.
A população cordata não reagiu a tempo. Daí por diante se assistiu alguns absurdos: Chegou-se ao ponto, de 20 anos mais tarde, o mesmo prefeito que transferiu o patrimônio para o Estado, no seu segundo mandato, ser impedido pela Policia Militar de ingressar no parque com os seus amigos pelo simples motivo de não apoiar politicamente o candidato oficial do governo.
Mais uma vez, o povo não reagiu. Embarcou de mala e cuia na candidatura oficial, e, o prefeito provou do seu próprio veneno.

Assim segue o Crato cada vez mais obediente e menos altaneiro.

5 comentários:

  1. Nas ultimas décadas o Crato foi perdendo a liderança politica. O município foi sendo esvaziado de suas repartições publicas. Aquela representação que sempre foi altiva, forte e independente não se sabe onde foi parar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vez por outra, é bom se provar do próprio veneno. Grande aprendizado.

      Excluir
  2. 11 anos se passaram e continua na mesma piega.

    ResponderExcluir
  3. E comum os Governantes do Estado do Ceará, destruírem o setor produtivo do Crato.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir
  4. A indústria canavieira, foi destruída.
    Fernando Callou.



    destruída.
    Fernando Callou.

    ResponderExcluir