Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 3 de julho de 2023

Fuinha e Cabeleira - Por Pedrinho Sanharol.


No dia l7 de Julho de 1950 o clube do Pimenta, o Crato Tênis Clube foi inaugurado. Os tempos eram outros, os costumes também, eu nem era nascido.

Até o inicio da década de 70 do século passado para frequentar uma simples vesperal de Domingo teríamos que nos apresentar de terno e gravata. 

Imaginemos a minha primeira festa social no clube, 1969. Escolhia-se a "misse mirim" do ano. Desfilaram dezenas de crianças cuja a vencedora foi "Salambô" filha do saudoso, professor e dentista Dr. Gutemberg Sobreira.  

Lá estávamos nós nos salões muito chique, Anário de terno parecia o apóstolo Judas, o Zé Leito aleijado, uma parte do palitó no joelho e a outra no ombro. É que o Anario havia colocado uma pedra de dois quilos no bolso do paletó dele e ele não percebeu de tão embriagado que estava! Eu, vou deixar que eles me descrevam.

Pedimos três "cubas montilla" rum, coca e limão ao Fuinha, foto com Cabeleira, garçons muito conhecido do meio social da época. 

Ele nos serviu sob o olhar desconfiado do Paulo Frota, dono do restaurante do clube. Naqueles velhos tempos  estudantes costumavam não ter dinheiro e eram prezepeiros, capazes até de fugir sem pagar  a conta. Não era o nosso caso.

Um comentário:

  1. Impossível quem viveu essa época em referência não ter conhecido e não lembrar a dupla Fuinha e Cabeleira. Serviram como garçons na fase mais dourada da sociedade cratense.

    ResponderExcluir