Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 7 de abril de 2017

Nesta 6ª feira, 7 de abril, Diocese de Crato se despede de Dom Newton Holanda Gurgel – por Armando Lopes Rafael

 Foto histórica tirada em 29 de junho de 2001, dia que Dom Newton encerrou sua missão como Bispo de Crato

Será sepultado às 10:00 h de hoje, na Capela da Ressureição – localizada no interior da Catedral de Nossa Senhora da Penha – o corpo de Dom Newton Holanda Gurgel, quarto bispo da Diocese de Crato, falecido na madrugada do dia 6 abril, vítima de insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgão. A cerimônia de sepultamento será precedida por uma missa, celebrada pelo atual bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana de Oliveira e contará com a presença de outros bispos e de todo clero da Diocese de Crato. 

Um homem bom e cordial
Nascido em 1º de novembro de 1923, na cidade de Acopiara, Ceará, oriundo do tradicional clã dos “Gurgel Valente”, Dom Newton era um dos 17 filhos do casal Francisco Henrique e Aurélia.  Seu pai resolveu retirar dos 17 filhos, o sobrenome Valente, deixando os filhos com apenas o GURGEL. O sobrenome Holanda vinha de sua mãe. Dom Newton Holanda Gurgel entrou no Seminário são José de Crato no ano de 1937. Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza e Teologia no Seminário Arquidiocesano de João Pessoa – Paraíba. Foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1949, pelas mãos de D. Francisco de Assis Pires, 2º bispo de Crato, na cidade de Milagres, Ceará.

Foi pároco de Campos Sales, professor e reitor do Seminário Diocesano São José. Em 28 de abril de 1979 foi nomeado Bispo-auxiliar de Crato, tendo sido sagrado em Roma no dia 27 de maio do mesmo ano pelo Papa São João Paulo II.  Após o afastamento de D. Vicente, em 1992, por motivo de saúde, D. Newton assumiu a Diocese como Administrador Diocesano e, em 1993, foi nomeado, como quarto bispo diocesano de Crato, cargo que assumiu no dia 09 de janeiro de 1994.

Ao completar 75 anos apresentou a  sua renúncia, a qual foi aceita em 2 de maio de 2001, passando a ser Administrador Apostólico enquanto aguardava a posse do seu substituto, Dom Fernando Panico, o que aconteceu no dia 29 de junho de 2001. 

Seus últimos anos de vida, ele passou celebrando, confessando e orientando fiéis na sua residência localizada no bairro Santa Luzia, em Crato. Depois fixou residência num casa construída especialmente para ele, no Abrigo Jesus Maria e José, no centro de Crato.
Vá em paz, querido pastor Dom Newton Holanda Gurgel.

Um comentário: