Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Pra que serve verador- Por Antônio Morais.

Praça antiga.

Em 1912, eleito prefeito de Várzea-Alegre o Coronel Antonio Correia Lima perguntou a Dudal : Pra que serve verador? Assim mesmo Verador.

Dudal homem culto, sábio e inteligente respondeu : Para  ajudar ao prefeito na administração do município, fiscalizar a aplicação das receitas publicas.

O Coronel emendou : Ora mais tá, que besteira besta é essa, eu não preciso que ninguém me ensina a gastar o meu dinheiro imagine o dos outros.

Mas, escolheu um compadre do distrito de São Caetano, amigo fiel e leal para ser o presidente da "Caimbra".  Isso mesmo, "Caimbra" era assim que chamava.

O cumpadre perguntou : Isso dar certo Coronel? Eu não sei falar, eu só sei aboiar.

Nessa conversinha o Coronel Antonio Correia foi prefeito de 1912 a 1926 e ainda elegeu para sucedê-lo o irmão também Coronel José Correia Lima.

Um comentário:

  1. Quando as câmaras de vereadores foram criadas os vereadores não recebiam salários, era um assemelhado de conselho formado por honorários prestimosos e voluntários . Hoje tem outras funções. Embora a grande maioria não cumpre.

    ResponderExcluir