Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 13 de maio de 2017

Anotações feitas pela Princesa Isabel: os livros de História não nos ensinam isso – por José Luís Lira

No dia dos 129 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, vale a pena lermos este documento que mostra a preocupação da Princesa Isabel do Brasil com uma indenização que seria paga aos ex-escravos, demonstrando que a Lei Áurea não foi apenas um ato político, mas, um ato social que preocupava a Regente do Brasil e seu pai, Dom Pedro II.
Os livros de História não nos ensinam isso.
Viva D. Isabel, Princesa do Brasil!

***   ***   ***
“Fui informada por papai que me colocou a par da intenção e do envio dos fundos de seu Banco em forma de doação como indenização aos ex-escravos libertos em 13 de maio do ano passado, e o sigilo que o Sr. pediu ao presidente do gabinete para não provocar maior reação violenta dos escravocratas.”... 

Se colorirmos essa misteriosa preocupação com nome e sobrenomes, títulos e brasões, temos diante de nossos olhos algo capaz de reescrever um dos mais importantes capítulos da História do Brasil.



Um comentário:

  1. Princesa Isabel, uma nobre cidadã. Brasil honrado, Brasil do caráter e da moral, exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir