Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 10 de maio de 2017

Lula "fortão" e "fraquinho" - Por Elio Gaspari:


“Para quem já se definiu como uma ‘metamorfose ambulante’, o Lula que responde à Lava Jato dizendo que vai mandar prender seus acusadores parece estar descalibrado. Ele sempre foi um mestre na manipulação do radicalismo alheio em beneficio próprio. Desde os anos 70, quando comandava greves politicamente luminosas e salarialmente ruinosas. Mais tarde, foi da defesa da moratória da dívida externa à ‘Carta ao Povo Brasileiro’ como se sapeasse vitrines de um shopping.

As metamorfoses fazem parte da vida dos políticos e às vezes são virtuosas, mas as transmutações de Lula têm outra característica, exclusiva. Ela foi explicada em 2006 pelo marqueteiro João Santana, depois que ajudou a reelegê-lo.

Trata-se de oscilar entre o ‘fortão’ (que manda prender) e o ‘fraquinho’ (que está sendo massacrado).

Desde que começaram as denúncias do Ministério Público o ‘fortão’ ameaça ‘percorrer o país’. Nunca o fez. Sua última concentração popular deu-se em Monteiro, onde celebrou a transposição das águas do São Francisco.

Agora o comissariado informa que ele cogita fazer um périplo internacional para defender-se no circuito Elizabeth Arden: Nova York, Paris, Roma. A ideia é engenhosa porque nessas cidades, a qualquer hora, há algumas dezenas de pessoas dispostas a defender o ‘fraquinho’ e não há quem se disponha a sair de casa para vaiar o ‘fortão’”.

Um comentário:

  1. As malandragens do Lula pelo menos para os otário brasileiros tem sortido o efeito desejado. Pelo menos até o momento.

    ResponderExcluir