Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 15 de maio de 2017

No dia das Mães lembremos a Imperatriz Teresa Cristina – “A Mãe dos Brasileiros”


As qualidades excelsas da Imperatriz Dona Teresa Cristina, suas magnânimas virtudes cristãs e sua incansável dedicação às obras de caridade, sempre buscando ajudar os “seus pobres”, deram-lhe o título, no consenso unânime dos corações do povo, de “Mãe dos Brasileiros”.

Nascida Princesa das Duas Sicílias, (Itália) e tendo chegando ao Brasil em 1843, após se casar, por procuração, com o Imperador Dom Pedro II, a Imperatriz rapidamente se adaptou ao novo ambiente. Seu completo alheamento com relação à política, sua generosidade para com os necessitados, seu sorriso terno e o trato sempre amável ganharam a admiração dos brasileiros. À época, dizia-se que “a caridade se assenta no Trono do Brasil”.


Alguns dados sobre a nossa 3ª Imperatiz

Teresa Cristina de Bourbon Duas-Sícialias de Bragança (nascida em Nápoles, 14 de março de 1822  e falecida na cidade do  Porto (Portugal) em  28 de dezembro de 1889, no exílio após ser expulsa do Brasil pelos golpistas republicanos) passou à História como a  "Mãe dos Brasileiros", foi a esposa do imperador D. Pedro II e imperatriz consorte do Império do Brasil de 1843 até a abolição da monarquia em 1889. Nascida como uma princesa do Reino das Duas Sicílias, era filha do rei Francisco I, pertencente ao ramo italiano da Casa de Bourbon, e de sua esposa, a infanta Maria Isabel da Espanha.

Ela se casou por procuração com Pedro II em 1843. As expectativas de seu marido eram altas devido a um retrato que lhe havia sido presenteado em que Teresa Cristina era mostrada como uma beleza idealizada, porém ele ficou insatisfeito com aparência simples da noiva ao encontrá-la pela primeira vez. A relação do casal melhorou com os anos apesar do começo frio, principalmente por causa da paciência, bondade, generosidade e simplicidade de Teresa Cristina. Essas características também lhe ajudaram a ganhar os corações dos brasileiros, com sua distância de controvérsias políticas lhe protegendo de críticas. Ela também patrocinou estudos arqueológicos na Itália e ajudou na imigração italiana para o Brasil.

Finalmente, Teresa Cristina é lembrada e homenageada no nome de várias cidades brasileiras, incluindo Teresópolis no Rio de Janeiro, Teresina no Piauí, Cristina em Minas Gerais e Imperatriz no Maranhão.

Um comentário:

  1. Os monarquistas devem ficar de olho na novela Mundo Novo. Ali são dadas informações inverídicas de má fé, com o sentido de denegri o sistema de governo e a própria família real. Não sei a quem interessa, mas é a pura verdade.

    ResponderExcluir