Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 9 de janeiro de 2016

Vitimas de si mesmos - Por Antonio Morais

O Pajé, a seita e seus seguidores.

Outro dia, estava  em um restaurante da cidade tomando uma cerveja gelada e na mesa vizinha quatro funcionários do Banco do Brasil confabulavam. Nas suas avaliações o Brasil superou o Reino Unido, Canadá, Austrália, Japão e Estados Unidos. Pra eles, no Brasil, não tem mais miséria, analfabetos nem pobres. Eu até fiquei em duvida, se eles eram lotados na agencia de Crato ou Londres, Tóquio e Paris..

Quando perdi a paciência entrei na conversa. Perguntei-lhes: Vocês sabem o que era ser funcionário do Bando do Brasil há 30 anos?

Eles ficaram surpresos com a minha intempestiva, atrevida e deselegante arguição. Respondi-lhes: era ser casado com a moça mais bonita da cidade, filha do homem mais rico. Era ter dois carros na garagem "quites", um para o esposo e outra para a esposa. Não tinha essa de 80 prestações a pagar não.

Era ter o melhor Clube Social da cidade só para si e sua família. E, era ter um super mercado exclusivo com tudo do bom e do melhor.

Vocês sabem que hoje, um funcionário do Banco do Brasil percebe o que ganha um balconista de uma loja de tecidos qualquer?

Mas, aguardem, o grande prejuízo vai ser herdado pelos vossos filhos: a falta de compostura, preceitos  morais e éticos, exemplos de honradez e decência. 

Parabéns a vocês, a resignação é uma das  melhores qualidades  do ser humano. Eles me olharam de soslaio, com desprezo e, eu continuei tomando a minha cerveja. Daí por diante calado, pronto pra correr se preciso fosse.

4 comentários:

  1. Ano passado governo do Brasil gastou 54 milhões com festinhas, deu de mãos beijadas 100 milhões para o Haiti, dispensou as dividas da Venezuela, Bolivia e Cuba.

    Coisa de bandido. No brasil morre mais gente por falta de segurança do que na guerra do Haiti. Morre mais gente por falta de saude do que na guerra do Iraque, morre mais gente de fome do que na Africa.

    Mas pouco importa ao insensível e desnaturado governo.
    È verdade que a classe media aumentou: mas não foram os menos favorecidos que se juntaram aos mais bem aquinhoados. Foi o contrario.

    A classe media brasileira nunca foi tão endividada. Embora esteja feliz, até o dia que deixar de dormir a noite.

    ResponderExcluir
  2. Essa avaliação feira pelo bancário do Banco do Brasil há 30 anos atrás, ainda faltou alguns detalhes no que refere a sua vida social. Além de toda essa mordomia muitos deles tinham namoradas em quase todas as cidades circunvizinhas. Eram os verdadeiros donos da verdade e poucos facilitavam a vida dos camponeses.

    ResponderExcluir
  3. Morais:
    Você acertou na mosca!
    E de forma precisa.
    Hoje os funcionários do Banco do Brasil ganham pouco; viram o Banco ser aparelhado para o fisiologismo petista...
    E ainda têm deles que ficam a tecer loas aos algozes...

    ResponderExcluir
  4. Continuam defendendo a seita e o Pajé. E é porque nesse intervalo foram aconselhados a comprar ações da petrobras a base de 100,00 e hoje valem 9,00. Compradas com o sagrado FGTS. Quem defende o PT ou tem problema mental ou é cumplice das pilantragens.

    ResponderExcluir