Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Marina, omissão e oportunismo - Blog do Ricardo Noblat.

Um taxativo não ao impeachment seguido de um sim aguerrido ao processo que corre no TSE para a cassação da presidente Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer. Essa é a posição oficial da Rede, o partido de Marina Silva, que, entre outras modas, apelidou de “elo nacional” a reunião de sua executiva realizada neste último fim de semana, em Brasília. Com a postura, Marina e sua Rede agridem a Constituição, os órgãos de investigação do país e a Justiça.

A rejeição da Rede ao impeachment passa longe da discordância quanto ao mérito do processo que aponta crime de reponsabilidade fiscal na conduta da presidente. Nem toca nisso. Os marinistas desaprovam o impedimento de Dilma simplesmente porque não gostam de Temer e desconfiam dos peemedebistas.

Veem o risco de que o PMDB, tão enrolado quanto o PT na Lava Jato, crie empecilhos para apuração da roubalheira na Petrobras. 

Ao levantar essa tese, Marina e sua Rede não só enterram a independência e a força das instituições, como fermentam a cantilena de Dilma e do ex Lula, de que as investigações só acontecem hoje por obra e graça dos governos petistas.

Mas o que faz os marinistas e sua líder acharem que a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça fraquejariam nas investigações da Lava Jato depois de um eventual impeachment? Por que o PMDB conseguiria paralisar as ações do juiz Sérgio Moro, da Procuradoria-Geral da República ou dos ministros do STF?

São ilações graves. E impróprias. Feitas única e somente para agradar a todos os públicos.

A Rede de Marina rejeita o impeachment por não querer briga expressa com os petistas, que teriam nela a opção preferencial caso Lula não tenha condições de se materializar candidato em 2018. Muito menos quer correr o risco de esse grupo vê-la como alguém que se alia gente de “direita”, como Temer e seu PMDB. Ao mesmo tempo, tem de falar com os 70% que querem ver Dilma pelas costas. Daí apoiar a ação no TSE, cuja tramitação pode correr por tempo interminável. É muro sobre muro.

Talvez no afã de ser diferente, Marina erre com frequência maior do que seria desculpável. Demora a reagir, esconde-se diante dos conflitos, frustra até aqueles que querem defendê-la. Não discorda nem concorda. Imagina-se fiel da balança, entre o bem e o mal, capaz de dominar o dificilíssimo meio-termo.

O espaço existe, é nobre e deveria ser ocupado. Mas Marina, ainda que tente, nem chega perto dele. Sua omissão quando as coisas esquentam aliada às convicções avessas como as expressas no último fim de semana a coloca no mesmo barco dos oportunistas e reforçam os tempos de miséria política do país.

Um comentário:

  1. Oportunista de primeira linha. Um pais dessa magnitude entregue a gente do tipo Lula, Dilma e a Marina por fora. Bandeando do bando. Não tenho nenhuma predileção por Dilma, tenho nojo, mas, ela acertou quando se referiu a Marina e disse - Não é qualquer coitada que pode ser presidente do Brasil.

    ResponderExcluir