Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Forró da Correia Mole - Por Blog do Sanharol.

Em Várzea-Alegre, todos conhecem ou já ouviram falar no “Forró da Correia Mole”. Localizado na principal avenida da cidade, os eventos promovidos no local destinam-se ao bom gosto das pessoas da terceira idade. Horário, geralmente, entre oito da noite e terminando no mais tardar onze meia, nunca depois da meia noite.

Ordem e respeito de sobra, pois os freqüentadores fazem parte de uma geração formada nas décadas de 40 e 50 quando não havia as maledicências de hoje, se respeitavam às leis, as autoridades e o próximo.

O amigo Jose de Lula Goteira, outro dia, visitou para matar a curiosidade, e, terminou por se tornar o mais assíduo frequentador. “Segundo ele, os veínhos de sandálias japoneza, chapéu na cabeça e bermudas - se agarram com as veinhas que parecem umas abelhas de arapuá”. O conjunto é famoso: Chico Araújo faz a festa com sua famosa sanfona acompanhado por Tico do Pandeiro e Zé Cibito no Zabunba.

Uma pinga prus veinhos, uma zinebra pras veinhas e, quando recebem a aposentaria - é cerveja mesmo a vontade. Musica do Waldick Soriano, Lindomar Castilho, Roberto Muller, Barto Galeno e Gennival Lacerda - Assim o tempo passa rápido, acaba a festa e espera-se pela da próxima semana.

Outro dia, por volta das onze e meia da noite, Zé de Lula dançava com uma parceira do sitio Sanharol, já com mais de sete décadas nos costados e, ela pediu para acabar a dança porque já era hora de ir pra casa. José perguntou: Já está indo pra casa Tão cedo? Ela respondeu: já, minha avó num acha bom que eu fique na rua depois da meia noite não! Isso é que é exemplo de criação!

3 comentários:

  1. Eita MORAIS, essas suas "prosas/causos/estórias são bons demais...tira qualquer um da "melancolia". Faz um bem danado à alma e ao coração....Que não desapareçam...

    ResponderExcluir
  2. Ei, as Quinca.

    O interessante é a idade da moça, 70 anos e ainda tinha medo da avó, tinha que chegar em casa antes da meia noite.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. JOÃO DINO - DISSE:

    UM EX-COLEGA MEU DO BANCO DO BRASIL TINHA UM FASCÍNIO POR MULHERES IDOSAS.

    COMENTAVA-SE NOS CORREDORES DO BB DE CAJAZEIRAS QUE QUANDO ELE ÍA VISITAR AS MOÇAS LÁ DO BATACLÃ DAS MANGUEIRAS, A PREFERÊNCIA DELE ERA PELAS SEXAGENÁRIAS.

    NA ÉPOCA (1984) ELE TINHA UNS 30 ANOS DE IDADE. MUITO CURIOSO COMO SEMPRE EU FUI (DEFEITO DE FABRICAÇÃO), CERTA VEZ EU APROVEITEI QUE ELE ESTAVA BÊBADO, JOGANDO CONVERSA FORA LÁ NO BAR “SÊ QUE SABE” DO CALÇADÃO, DA MINHA AMIGA “ NENEM, EU PERGUNTEI SE ESSES COMENTÁRIOS TINHAM FUNDO DE VERDADE...

    VOCÊS FICARAM CURIOSOS? QUEREM SABER A RESPOSTA?

    EU VOU DIZER... MAS VOCÊS ME PROMETAM QUE NÃO VÃO QUERER COMPROVAR. .. CRIANÇAS E BÊBADOS NÃO SABEM MENTIR.

    ELE DISSE QUE ERA VERDADE. JUSTIFICOU. E EU QUASE ME CONVENCÍ: VEJAM O QUE ELE ME CONFIDENCIOU, COM A MÃO NO MEU OMBRO: “JOÃO DINO, A MULHER IDOSA NÃO TEM CERTEZA SE VAI TER OUTRA OPORTUNIDADE... ELA PENSA QUE PODE SER A ÚLTIMA DA VIDA DELA... POR ISSO ELA FAZ TUDO QUE TEM DIREITO... DÁ TUDO QUE TEM...

    EU PROVOQUEI ESSA CONFISSÃO MAIS OUTRAS PESSOAS OUVIRAM QUANDO ELE LEVANTOU A VOZ E ENFATIZOU: EU NÃO TROCO UMA VELHA DE SESSENTA POR TRÊS MENINAS DE VINTE QUE NÃO SABEM FAZER O SERVIÇO...

    ResponderExcluir