Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 2 de março de 2017

E ainda tem quem diga que não existe déficit na Previdência – por Paulo Panossian (*)

Reforma da Previdência já, doa a quem doer! Os sindicalistas e os políticos que dizem ser contra uma reforma radical, na realidade, são contra a solvência do sistema, que garante benefícios a aposentados e pensionistas dos setores privado e público. Os números são impressionantes! Como divulgado pelo Estadão (24/2), o rombo causado pela União e pelos Estados chegou a explosivos R$ 316,5 bilhões em 2016, ou seja, 44,4% maior do que o registrado em 2015. O Brasil não se pode dar ao luxo de gastar com o sistema de seguridade social de 12% a 13% do seu produto interno bruto (PIB). Países emergentes como a China, o Chile e o México gastam em torno de 4%. E não por outra razão o seu PIB, historicamente, cresce bem mais que o do Brasil. Esse rombo, que vem crescendo ano a ano, precisa ser estancado e drasticamente reduzido.

Enquanto isso a massa ignara...

Mesmo com a sociedade brasileira indignada com a roubalheira que vem sendo descortinada pelas investigações da Operação Lava Jato, realmente chega a ser desconcertante saber que Lula, pai desta corrupção e já réu pela quinta vez, ainda consegue 31% de avaliação positiva.

O título do editorial do "Estadão" a respeito, "Retrato do Brasil", é mais do que coerente com o que revela a recente pesquisa Ipsos Brasil. Ela avalia 20 personalidades, desde as mais elogiadas até as mais desprezadas, por estarem envolvidos no esquema de desvios de recursos das nossas estatais. Na ponta, o juiz Sérgio Moro, com 65% de melhor avaliação, seguido pelo ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, com 48%, e em 3.º lugar a ministra e também presidente do Supremo, Cármen Lúcia, com 33%. Até aí, nada a contestar...

Mas só mesmo a cegueira de fanáticos petistas para incluir Lula, com 31%, entre as personalidades públicas mais queridas deste país. Um escárnio! Lula, por justiça, deveria estar na fogueira do inferno dos desprezados desta pesquisa, como Eduardo Cunha, com 89% de rejeição; Renan Calheiros, 82%; Michel Temer, reprovado por 78%; e Dilma Rousseff e Aécio Neves, com 74% de rejeição. Não é por outra razão que o "Retrato do Brasil" dificilmente será mudado enquanto ainda houver possíveis eleitores que se lixem para corrupção, recessão econômica e 12,9 milhões de desempregados.

(*) Paulo Panossian  – E-mail paulopanossian@hotmail.com

3 comentários:

  1. Existe e pode comprometer a saúde financeira da instituição. A incorporação dos direitos a aposentadoria do homem do campo sem que ele nada tivesse contribuído em tempo algum, e a sonegação e apropriação de recursos por parte de grandes empresas, benefícios liberados sem a observância da lei e outros tipos de crimes são os responsáveis pela quase falência que se prenuncia.

    ResponderExcluir
  2. Sem falar na corrupção que desde muito tempo vem minando as finanças do INSS.
    Apesar disso tem um senador do PT-RS, Paulo Paim, que quer criar uma CPI para verificar se existe ou não deficit no INSS.
    Coisa de quem não tem o que fazer... demagogia barata para enganar os abestados (que são muitos nesta ré-pública)

    ResponderExcluir
  3. Esse senador, como tudo do PT é uma brincadeira. Devia denunciar e fazer receber os 500 milhões que a Friboi, que não sabemos quem é o dono deixou de recolher aos cofres da previdência.

    ResponderExcluir