Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 19 de março de 2024

CARATER, HONRADEZ E PRINCIPIOS - POR ANTONIO MORAIS



Dr. Francisco Feitosa Vilar - Dr. Francisquinho Feitosa


Prezado Amigo Eleitor.

Aproxima-se o dia 03 de Outubro, quando você deverá comparecer às urnas para cumprir a obrigação cívica de votar.
É difícil escolher candidatos, quando se poe a consciência acima dos interesses. Acredito, porém, em suas virtudes de brasileiro e digno cearense. Apelo para sua compreensão e generosidade.
Sou candidato a vereador, sou pobre e nada tenho para oferecer além de um passado limpo e uma vida de trabalho que, se divide em obter recursos para subsistência e ajudar aos que me procuram nas horas difíceis.
Lembre-se do meu nome. Ajude-me a ter uma oportunidade para defender os interesses do Povo, na Câmara de Vereadores de Fortaleza. Não decepcionarei.
Cordialmente
Francisco Feitosa Vilar.

Comentário do Blog do Antônio Morais :

A mensagem acima fazia parte  da campanha do Dr. Francisquinho Feitosa a vereador pela cidade de Fortaleza.  Essa sua proposta era o fiel e mais puro desejo de servir aos seus semelhantes. Fica aqui minha gratidão, reconhecimento e agradecimento a sua memória e aos seus familiares.

O Povo de Várzea-Alegre é um eterno devedor de sua bondade e humanismo. Décadas depois a história se repete com o filho  Dr. Moacir Bitu.


Antônio Morais


5 comentários:

  1. Os filhos do Dr. Francisquinho Feitosa herdaram do pai o espirito da generosidade, da amizade e da caridade cristã.

    O reconhecimento e gratidão dos filhos de Jose de Pedro Andre do Sanharol pela amizade e atenção recebida.

    ResponderExcluir
  2. Uma mensagem digna de pura verdade. Dr.Fransquim náo decepcionaria ninbuém mesmo.um cidadão muito querido por onde passou. O seu humor, suas graças, seus gestos generosos deixaram muita saudade a todos os que lhe conheceram. mas candidato do quilate de Dr. Fransquim (Feitosa) é danado prá não se eleger.

    ResponderExcluir
  3. Dr Fransqum Feitosa era cheio de presepada. Uma vez por ano gostava de ir visitar os parentes nos Inhamuns.nestas visitas Vicente Santiago sempre o acompanhava. Conta Vicente que uma certa vez estavam por lá quando apareceu um velho querendo que DR Fransquim extraisse um dente.Mas ele estava sem anestésico, pois já tinha atendido muita gente, que era seu costume quando andava para aquelas bandas.
    mesmo assim aquele senhor aceitou, o dente ser extraido cru, como se diz, quando não tem anestesia.
    Dr. Feitosa mandou o velho colocar o pescoço numa forquilha e Vicente Santiago segurar a cabeça daquele infeliz senhor.
    Vicente teria dito: " Seu Franquim, mais isso vai doer demais.Ai ele respondeu: vai doer é ele ficar esperando até o ano que vem quando eu vier de novo!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Geovane.

    Quantas dores foram aliviadas pelo nosso querido Dr. Fransquinho. Vi muitas vezes no Sanharol, de casa em casa, com sua malotinha com os apetrechos. Atendia a todos e não cobrava nada. Um santo em vida.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Feitosa era casado com uma prima legítima conhecida por Maria Bitu, filha do meu tio José Bitu, irmão do meu pai e de uma tia irmã de minha vó. Cidadão do bem, homem digno de caráter e moral, que durante o mês de julho, juntamente com toda sua família vinha para o Inharé passar o período das férias. Ao chegar montava o seu gabinete na sala grande da casa e começa a tarefa de extração de dentes como prova de solidariedade ao povo do Sanharol e todas as comunidades circunvizinhas.
    Cidadão devoto de São Judas Tadeu, onde todos os anos realizava uma novena e convidava todos os parentes e amigos como prova de devoção ao santo e aos seus eternos familiares. Meu pai o tinha como um verdadeiro irmão e por ocasião de sua vinda como prova de amizade e reconhecimento convidava toda família e oferecia um almoço. Quantas saudades têm desse cidadão cosmopolita, que sempre me acolheu em Fortaleza em sua residência com amor, respeito e alegria. Aproveito para mandar um forte abraço a todos os familiares procedentes deste casal inédito, Dr. Feitosa e Maria Bitu.

    ResponderExcluir