Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de setembro de 2021

A FESTA DE SÃO RAIMUNDO NONATO - VÁRZEA ALEGRE - CE - Por Antônio Gonçalo de Sousa.

 

No dia 31 de agosto passado os varzealegrenses encerraram com louvor mais uma festividade alusiva a São Raimundo Nonato, padroeiro do município. Foram celebradas novenas, missas, salvas e, por último, a procissão do Santo pelas ruas e bairros da cidade.

Em que pese o cenário de pandemia da COVID-19 e o cuidado dos organizadores em seguir as regras do distanciamento social, expressivas quantidades de fiéis compareceram diariamente à igreja Matriz. Sem contar a imensa soma de expectadores que assistiram os celebrantes através das redes sociais.

O fervor com que os devotos professam o Santo faz parte de um legado de confiança cristã que impregna os conterrâneos desde os primórdios tempos. Mas é compatível também com a história de dedicação de São Raimundo às causas da Igreja Católica.

A memória litúrgica confirma que São Raimundo Nonato, que era Cardeal e Religioso da Ordem das Mercês, nasceu na Espanha, em 1200. Seus pais não tinham grandes fortunas. O seu nascimento aconteceu de modo trágico, quando sua mãe morreu durante os trabalhos de parto, antes de dar-lhe a luz. Por isso, o Santo é denominado padroeiro das parturientes.

Após uma infância e juventude sofrida, quando desistiu de administrar uma pequena fazenda de propriedade da família, Raimundo fortificou sua vontade de dedicar-se unicamente aos estudos sacerdotais, ingressando na Ordem de Nossa Senhora das Mercês, sendo ordenado padre em 1224.

Foi perseguido pelos mulçumanos, em função de sua ação religiosa, massacrado e torturado. Certa vez, teve a própria boca fechada por um cadeado, para impedir-lhe de professar sua fé cristã. 

Sua obstinação missionária mesmo assim o levou a chegar ao posto de Cardeal, embora não o tenha exercido  pois faleceu, em 1240, acometido de uma forte febre.

Ao final de um transcurso normal de festejos, resta-nos a certeza de que iremos cultivar cada vez mais esse nosso sentimento de irmandade cristã. Em nome de São Raimundo Nonato, agradecemos e louvamos o empenho e a dedicação do Monsenhor José Mota, que completa 53 anos de comando da nossa Paróquia. 

Estendemos esses cumprimentos aos padres auxiliares e demais componentes da organização da gloriosa e profícua festa.

Viva São Raimundo Nonato!

2 comentários:

  1. O exemplo de religiosidade dos varzealegrenses, vai além da participação litúrgica e se expressa na soma de valor arrecadado em esmolas na Festa de São Raimundo, que passou de R$ 170.000,00, neste ano de 2021.

    ResponderExcluir