Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 4 de setembro de 2009

De sorongo e chinelo kariri - Por Mundim do Vale

Terça-feira dia primeiro de setembro de 2.009, eu fui a posse da conterrânea e parente Linda Bitu Lemos na ALMECE – Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará. Eu usava calça, camisa e sapato social, fiquei no auditório assistindo o cerimonial, quando a acadêmica chegou e disse: Raimundinho vá arranjar um palitó que você vai para a mesa representar seu pai Pedro Piau! Arranjar um palitó com quem? Com qualquer pessoa, mas você tem que ir. Mas Linda não tem ninguém do meu tamanho aqui. Pois pegue o de Samuel meu filho e vá. Não dá Linda. O palitó de Samoel dá pra mim e o meu irmão Paulo e ainda sobra pano. Depois dos meus argumentos ela simulou que estava convencida e saiu. Daí a pouco chegaram seus netos, os filhos de Nilinho. Dois garotos elegantes vestidos de paletó e usando gravatas, o mais velho aparentando oito anos e o mais novo uns quatro anos. Quando Linda recebeu os netos, chegou onde eu estava e disse: Pronto Raimundinho agora não tem mais desculpas, você veste o paletó de um dos meus netos. Daí eu pensei comigo: Agora quebrou dentro! A minha saída foi fazer uma munganga para os dois ao mesmo tempo, as crianças ficaram assustadas e nem um nem outro abriu mão do palitó, nem a interferência da avó Mirtes convenceu as crianças. Só assim Linda desistiu. O poeta Israel Batista que estava comigo falou: É Mundim do Vale isso daqui não é coisa pra você não. É melhor você ir contar causos no bar de Buzuga lá no Sanharol, porque lá você pode ir de SORONGO E CHINELA KARIRI. Dispensando as brincadeiras, foi uma solenidade muito bonita, o que faz com que os varzealegrenses fiquem orgulhosos. E assim sendo eu dedico esse causo aos netinhos da acadêmica.
Mundim do Vale.

3 comentários:

  1. Mundim do Vale.

    Aproveito a oportunidade para parabenizar a professora Maria Linda Lemos Bezerra por chegar ao lugar de destaque na literatura do nosso estado e logo representando nossa terra, Varzea-Alegre. Parabenizo tambem o caro amigo por ter a honra de representar seu pai Pedro Piau na solenidade de posse. Homenagem mais do que merecida.
    Parabens a todos.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. EU SÓ ESPERO QUE MEUS NETOS DEEM AS GARGALHADAS QUE EU DEI QUANDO LI "DE SORONGO E CHINELO".

    PARECE QUE ESTOU VENDO A CENA - O CERIMONIAL DIZENDO: NA MESA SÓ DE TERNO; E AINDA, SE O TITULAR (PEDRO PIAU) NÃO ESTIVER PRESENTE, NÃO RECOMENDAMOS QUE ALGUEM O REPRESENTE.

    CONCLUO DIZENDO QUE VOCE O REPRESENTOU E MUITO BEM PORQUE ESTE SEU "CAUSO" FICARÁ PARA A HISTÓRIA DE VARZEA ALEGRE, E EM ASSIM SENDO, TODOS IRÃO SABER QUE NAQUELA MESA, COMPOSTA POR 13 PESSOAS DO MAIS ALTO PRESTÍGIO ACADÊMICO, ESTAVA A CADEIRA DO NOSSO ESTIMADO E ADMIRADO ESCRITOR GENEALOGISTA "SEU" PEDRO PIAU.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Linda.

    Um forte abraço no Samuel. Deus lhe ilumine nesta nova jornada.

    A. Morais

    ResponderExcluir