Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 2 de abril de 2013

Namoro acabado - Por Antonio Morais.


Uma historia puxa outra. Há poucos dias Mundim do Vale contou uma historia do namoro dele e do saudoso Antonio Ulisses com umas paqueras do sitio Varas. Apelaram até para velório. Hoje eu venho com a minha historia.

Francisco Fiuza de Morais, meu primo Chico de Tetê, casado com uma filha de seu Quinco do sitio Chico, morava no Sanharol. Seus primeiros filhos foram mulheres. Muito bem criadas e bem educadas. Arranjaram um namorado cada. Uma vez por semana, tinham permissão para receber os namorados, em casa e com a supervisão presente, severa e rigorosa da mãe. Dona Maria colocava na calçada duas cadeiras de um lado pra um casal, outras duas cadeiras do outro lado para o outro casal e se sentava entre as duas partes. E tome conselho, recomendação, exemplos, e, às vezes, até reza.

Chico de Tetê saiu pra calçada, colocou as mãos na cabeça e soltou um “peido tão condenado” que as marrecas da lagoa de Dona Bilinha voaram todas. As filhas correram chorando para o quarto, os namorados arribaram no rumo de casa, e, Dona Maria tomou as dores: Tá vendo Chico o que tu fez? As bichinhas estão chorando no quarto. E, Chico respondeu: ai vai, e, é porque foi eu, imagine se tivesse sido elas! Um bom jeito de acabar namoro de genro indesejado.

4 comentários:

  1. Até hoje não vi outro jeito mais pratico de acabar namoro de genro indesejado. É pei e bufo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais

    Lá em casa, no São José, nas férias, algumas primas iam pra lá, a fim de poderem namorar. É claro que havia supervisão. E eu criança ainda e sem querer fiz igual ao Chico de Tetê, expulsando o namorado com um bastante sonoro e recebendo uma boa reprimenda. Quando fui comprar meu primiero fusca, o diretor da DRASA me perguntou: ainda hoje solta aqueles trovões? Era o saudoso Marcos Matias.

    ResponderExcluir
  3. EU JÁ TINHA OUVIDO FALAR EM VÁRIAS FORMAS DE ACABAR NAMORO MAS DESSA MANEIRA FOI A PRIMEIRA VEZ . VALEU MORAIS.

    ResponderExcluir
  4. Deve ter sido por isso que surgiram estes versos, não sei de quem é a autoria:

    Torrei-te peido assassino
    Por ordem de São Nicolau
    Que arrombou sete cacimbas
    E arriou sete jirau
    O mundo ficou azul
    Os gatos miau, miau
    Coceira de ...
    Na cabeça do meu ...

    ResponderExcluir