Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 4 de abril de 2013

O PODER DA HUMILDADE - Por Vicente Almeida


Estava o sol a passear sem rumo pelo firmamento, se vangloriando do seu poder abrasador. Por onde ele passava deixava a tristeza e a desolação, e ria de tudo aquilo, dizendo: Eu sou o mais poderoso, o mais forte, o maior e ninguém é mais que eu.

Mas olhando para a terra, observou um pequeno local e viu uma floresta ardendo em chamas. E ouviu um sussurro. Era o fogo que humildemente se lamentava:

- “Que horror, que tragédia, não sei como cresci tanto. Estou levando a destruição por onde passo e não é isto que quero”.

- Queria mesmo era ser apenas um foguinho para aquecer os humanos, que sentem frio durante o inverno, para aquecer o alimento deles e protegê-los quando dormem, e olhe, não consigo me controlar, vou transformando em cinzas a floresta inteira. O reino animal e vegetal está ardendo em chamas.

O sol aproximou-se, olhou para o fogo com desdém e disse:

Não seja tolo, a destruição é uma coisa maravilhosa todos nos temem. E repetiu: Eu sou o maior. Quando lanço minha chama ela alcança centenas de milhares de quilômetros, nada sobrevive. E você se lamenta por tão pouco. Você acha mesmo que vou me preocupar com seres sem importância?

Então o fogo viu que o sol era prepotente e queria zoar com ele, e lhe disse:

- Você pode até ser muito coisa, mas não é mais que eu. Você é apenas 3/4 de mim. Então sou o maior e nem por isto estou me pavoneando.

O Sol irritou-se soltando uma grande labareda contra o fogo, mas esse nada sentiu, pois, apesar de pequenino, também era quente.

Disse o Sol:

- Você acha mesmo que tem algum poder sobre mim, por acaso possui alguma coisa com maior poder do que eu?

O fogo na sua humildade respondeu:

- Sim, tenho honra, e o meu amor pela humanidade é grandioso e não penso em destruí-la. Nisto também sou maior que você.

E o fogo que não era de conversar muito com os prepotentes, desafiou! Sou maior que você em uma coisa!

- Pois diga, desafiou o Sol, e se você não puder provar, vou te destruir, se provar me retirarei.

Então o fogo na sua simplicidade falou: O meu nome é maior que o seu... E você mesmo tendo a eternidade toda, jamais poderá mudar isto!

O Sol recolheu seus raios e foi se retirando.

Escrito por Vicente Almeida
21/05/2011

6 comentários:

  1. É...

    Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência. OU não?

    Ninguém usa o poder que detém, a vida toda. Um dia, inesperadamente, encontrará um obstáculo intransponível.

    ResponderExcluir
  2. Um dia ouvi de um poeta:_ o segredo para o sucesso são três palavras: Humildade, Humildade, Humildade!
    Muito bonita a lição do seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Vicente. Um belo texto. Como sempre.

    ResponderExcluir
  4. É...

    Artemisia:

    Este pequeno conto é uma alegoria e poucos entenderão o seu objetivo.

    Demonstra quanto o poder corrompe e exalta o seu detentor.

    Demonstra também que os simples, no final sempre vencem.

    Usei como símbolos o Astro Rei e um fogo de pequenas proporções.

    Acuado o Sol não conseguiu se defender, por que só pensava em si próprio, enquanto o fogo pensava no bem dos outros e não em si. Por isto teve argumentos simples e válidos.

    Na vida real é assim:

    Um homem assedia sexualmente uma simplória mulher e quando é descoberto e detido, oferece uma bagatela de, pasme: $.1.000.000,00 apenas para ser liberado da prisão. Esta oferta foi rejeitada por que naquele país, a justiça não regateia com criminosos.

    Ele se julgava inatingível, Mas caiu...

    Agora, talvez, o leitor compreenda a mensagem.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  5. Vicente,

    "Vi bem visto o lume vivo". A frase é de Luís Vaz de Camões, porém a força do seu texto é de uma expressividade ainda mais redundante.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. É...

    Sávio:

    Não sei se estou me expressando com o carinho que preciso inserir em minhas palavras.

    A minha vontade é insistir no melhor para todos.

    O Absurdo que vi no caso do presidente do FMI é por demais doloroso para os desprotegidos da vida. Mostra apenas que o ser humano ainda se arrasta pelo chão, sem capacidade de se controlar e sem se preocupar com o futuro dos agredidos e suas famílias. Aqueles que leram ou ouviram a matéria na mídia, sabem do que estou falando.

    Mas não tem jeito, o que é ruim, um dia se revela.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir