Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 6 de novembro de 2018

DESFRAGMENTAÇÃO DO CÉREBRO - Por Antonio Gonçalo de Sousa.


A foto que ilustra é a minha  homenagem ao nobre amigo Mundim Gonçalo por quem tem esmerada admiração e respeito.

Tem um dispositivo no computador que se chama desfragmentador. Serve para sedimentar e organizar os arquivos do disco rígidor (o cérebro da máquina), fazendo uma ordem inteligente de guarda, por tipo, tamanho de bites,  época de criação frequência de uso, etc.

Como sabemos, o nosso cérebro também funciona de forma idêntica a esse moderno instrumento. É lá onde são armazenados ou memorizados os fatos e passagens do nosso cotidiano, que, convenhamos, nos últimos tempos vem sendo assoberbado por batalhões de informações, decisões a tomar, fatos do trabalho, atualização profissional, alegrias e transtornos diversos.

Os especialistas nos assuntos de bem-estar e da psicologia, embora tenham meios medicamentosos para alguns casos graves de degeneração cerebral,  indicam algumas formas de como agirmos,  de forma natural, para desfragmentarmos nosso cérebro.

Tenho uma filha que é psicóloga. Através dela, pude captar algumas alternativas e orientaçoes para essas práticas:  passeios descontraídos,  uma boa leitura, práticas de esportes; frequentar shows; atos religiosos, ajuda humanitária...etc.

Comparando-se as formas idênticas de como o disco rígido do computador e o nosso cérebro funcionam, diríamos que as informações são ali depositadas, em princípio,  de qualquer maneira e de forma descontrolada. É como um armazém ou dispensa da nossa casa, onde vamos jogando coisas de forma aleatória. Quando precisarmos de uma delas,  vamos ter dificuldade e demorar a encontrá-la.

Sendo assim, de tempos em tempos, é preciso ordená-las novamente para reorganizar a lógica de armazenamento. É o que faz o desfragmentador do computador e o que devemos fazer também com o nosso cérebro: desfragmentá-lo regularmente.

3 comentários:

  1. Parabéns Antonio. Um texto primoroso. Infelizmente pessoas privilegiadas, que tem uma memória prodigiosa não recebem a atenção devida. As pessoas, hoje em dia, pouco importam com a memoria, a historia e a verve de seus ascendentes. O que importa é o presente, se pudessem não existia o antes nem o depois delas.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais, mais uma vez fico grato pela publicação do artigo no seu conceituado blog. Aproveito para elogiar a sua ilustração, inserindo foto da nossa família na Renovação do Coração de Jesus, que acontece anualmente no dia 27 de Outubro, na residência dos meus país, Mundinho GONÇALO e Rita Maria, no Sítio Sangarol - V. Alegre - CE.
    Com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Antônio - Você fala da desfragmentação do cérebro. A foto ilustra a força da união implementada pelo Caráter disciplinado e disciplinador do nosso querido Mundim Gonçalo. Honra nossa, orgulho do Sanharol. Parabens.

    ResponderExcluir