Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 13 de novembro de 2018

SONATA DO EXISTIR - Por Edmilson Alves

O amor chegou à minha vida quando eu era criança. 
Em minha infância, o amor chegou à minha vida.
Os pássaros celebraram minha chegada em manjedoura.
Meus pais, inda invisíveis, gente pobre é invisível.
Mas, na volta das cadeiras, meus velhos deram a volta por cima.

Dignidade, caráter, determinação foram suas armas.
Fez família de poetas, escritores que brilham o chão em que pisam.

Na minha chegada a terra, não houve canções nem festa
Mas, houve muita alegria.

Filho de gente decente, trabalhando dia e noite, noite e dia, 
Trabalhando amargamente pra criar seus rebentos.

Murmurando docemente, minha querida mãe afirmou...
Este sétimo filho já leva jeito de gente,
Basta olha o brilho do olhinho dele...

Relâmpagos e trovoadas rasgaram-se do céu.
Estrelas brilhavam, foi o meu maior presente.

Quem nasce em manjedouras, é similar a Jesus...
Tem propósito pra viver, mesmo sendo testado pra sobreviver.
.
A Primavera enfim chegou depois de muitas secas e calor.
Foi assim, que natureza logo, logo me testou.

Superando pneumonia, inda com quarto anos... 
Tratado como cavalo.

Não havia antibióticos. Mas, existiam “mezinhas” e rezas de minha mãe.
Mãezinha orava e rezava pra salvar o seu filhinho.
Foquei bom. Até promessa paguei.

Em traje de São Francisco, doze meses eu passei.

Hoje sou adulto e me orgulho da família em que nasci.
Descobri que não há riqueza maior do que educação. 
Isto sim é riqueza.

Hoje sou poeta pra vida comemorar, e, comoro com poemas pra vida valorizar.

No campo cheio de flores com ramos cheios de folhas
Os rebanhos de animais não tiveram a mesma sorte.

Sem amor, sem carinho, sem educação somos todos animais.


Um comentário:

  1. Cada dia é uma moeda que Deus nos dá para comprarmos a sua gloria.

    Santa Mônica.

    ResponderExcluir