Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

COMENTANDO A POSTAGEM DO XICO BIZERRA - Por Vicente Almeida

Lendo a Postagem: DE GRAÇA, SEM GRAÇA - Por Xico Bizerra, desta data, comecei a elaborar um comentário, mas concluí que além de longo,  esse comentário não seria visto tanto quanto como postagem, e resolvi trazê-lo para a página principal do Blog.
************************************************************************
XICO BIZERRA:

Quanto tempo faz que você não anda no Crato meu bichim?

O CRATO progrediu muito, já temos em excesso: Poluição sonora; Poluição carbonica: Engarrafamento a perder de vista, Serviços de Urbanização andando um pouquinho mais rápido do que lesmas: Canal do Rio Grangeiro se assemelhando a um esqueleto feio e fedorento: Governo Municipal e Estadual engalfinhados impedindo nossa evolução urbanística.

O Trânsito? Este está impraticável nas ruas centrais. Você tem que estacionar o carro em casa. Se morar perto do centro, melhor é ir a pé mesmo.

Moro no Lameiro e quando vou à rua de carro, as vezes nem na Quadra Bi-Centenário, - hoje Praça Alexandre Arrais, tem estacionamento e olhe como é distante do centro.

E ainda dou graças a Deus, ao retornar para casa sem ser atropelado por um torpedo humano: Leia-se motoqueiro. Essa nação de gente não respeita as leis de trânsito, tanto ultrapassa pela esquerda como pela direita.

Dia desses, retornando para casa, na hora do ruge, dois deles me ultrapassaram em frente ao Colégio Santa Teresa, estavam muito apressados, um pela direita e outro pela esquerda. Resultado: Na frente do meu carro os dois se bateram e cairam gemendo. Tive que aguardar a viatura de trânsito para remover as motos e os bombeiros para remover os imprudentes até o hospital.

O que comento, faço-o como cidadão cratense lamentando por tanta omissão no trato com a nossa terra natal. E refere-se apenas e tão somente a cidade do Crato: Antiga Princesa do Cariri. Antiga Cidade da Cultura. Antigo Municipio Modelo. Berço Explêndido da Tribo Cariri, e de muita gente ilustre que marcou sua passagem com muita honra. Com o desaparecimento daquela geração, também desapareceram todas as qualificações elogiosas que o Crato possuia.

Além do mais, estamos perdendo tudo que é instituição assistencial para as cidades vizinhas, o Sesi foi a última. Perdemos, novas faculdades e muitos cursos da Urca - Cursos que devia ser instalados no Crato, foram transferidos para outras localidades, onde o poder político é voltado para o povo. Por gozação falam até em transferir a Secretaria da Fazenda Estadual para o município vizinho. Nada contra nosso vizinho, até admiro o trabalho daquele povo.

Políticos aqui, não temos, só os viciados em politica e os gananciosos e aproveitadores do povo, que por sua vez se deixa enganar sem reagir. É público e notório que nenhum político gasta tanto em campanha, sem visar retorno finanaceiro nas negociatas praticadas durante o seu mandato, como se estivessem vendendo alguma coisa sua. Mas o que vendem mesmo é o seu voto para apoiar algo que deveria ser sua obrigação.


Nos botecos da vida, comentam os des-mandos politicos, mas atitude ninguem toma quando a hora se apresenta propícia. Ou todos tem culpa ou todos querem uma fatia do bolo. E quando vier a campanha municipal, dificilmente teremos um homem público voltado para a administração séria e comprometida.


Para você ter uma ideia: A casa do Cidadão, FOTO ACIMA, mudou de endereço, e onde se instalou, antes  havia um templo evangélico denominado Igreja Evangélica Nação de Deus.

Você sabia que passou quase dois anos com essa fachada, e apenas uma folhinha de papel ofício colado na vidraça lá dentro, com o nome: "Casa do Cidadão" que a gente só via quando levantavam as portas pela manhã?

Precisei uma vez, em julho de 2010. Fui ao endereço indicado e não localizei. Depois vim a saber que era ali mesmo, mas não haviam colocado ainda a placa "CASA DO CIDADÃO". Questionei com alguem da  municipalidade por considerar isto uma afronta ao cidadão, e somente uns dois messes depois passei por lá. Haviam apagado o nome do templo, e instalado um letreiro corrigindo a grande falha.

Você pode imaginar quantos cidadãos idosos se perderam na busca daquela casa? Lá para ser atendido, precisa chegar de madrugada e receber uma senha, cujo número é limitado. Depois também vim a saber que idoso não dependia de fila ou senha.

Qualquer semelhança com fatos aqui narrados, não terá sido mera coincidencia.

Vicente Almeida
07/12/2011

6 comentários:

  1. Parabéns Vicente.

    Por entender exatamente assim, peço permissão para colocar minha assinatura no seu belo texto.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
  2. Pois esse texto do Vicente é tão bom que deveria ser lido diariamente, por todos aqueles que moram na cidade de Crato. Eu também moro aqui, e amo esta cidade e seu povo, mas nessa Vicente tem razão, tudo que ele descreveu é verídico e são casos possíveis de ser resolvido com bastante facilidade! Também espero providências!. Mas, fiquem quietos, não sou daqui mas espero o melhor!

    ResponderExcluir
  3. É...

    Meu compadre Morais:

    Você me dá um imenso prazer assinando comigo o texto.

    Assiscosta:

    Nunca escrevo sobre política, mas chega um momento em que torna-se necessário manifestarmos nosso ponto de vista.

    Nasci aqui. Tudo que sou e tudo que tenho aqui adquiri, e estou vendo a minha bela cidade sendo depredada, desprezada com a politicagem barata que é exercida.

    Não só no Crato, mas em todo o país: Para que o executivo exerça seu mandato e administre, é necessário negociar com a bancada do poder legislativo, e isto significa barganhar nossos direitos sociais como se fosse mercadoria.

    Na verdade o poder legislativo tem a finalidade de editar, aprovar ou retificar leis que resultem em benefícios da comunidade, e não devia ter o poder de embargar melhorias com o fim de receber propinas.

    É isso ai. Falei.

    Um grande abraço do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. Prezados Vicente e Assis Costa.

    A degenerecência na politica chegou a tal ponto que as pessoas de bem se afastaram, e, na ausência delas o espaço é ocupado pelos oportunistas.

    Em 1.556, Padre Antonio Vieira escrevia para o Rei: É mais facil fiscalizar um ladrão do que dois. É mais facil encontrar um homem serio do que dois.

    No governo atual, foram criados tantos ministerios quanto fosse necessario para acomodar os amigos derrotados em eleições.

    A vergonha é tamanha que toda semana cai um deles por desvios de conduta, que a condutora da bandidagem chama de malfeitos.

    ResponderExcluir
  5. Caro Vicente,
    você começa a postagem perguntando quanto tempo faz que eu não vou ao Crato. Respondo: 2 meses. Tempo suficiente para constatar todas as verdades que você diz no seu bem escrito texto. Mas repasso-lhe a pergunta: Vicente: quanto tempo faz que você não vai ao Recife? Com toda a desgraceira que hoje acontece em nossa cidade do Cariri, tudo é um paraíso se comparado com as agruras da Capital. Em minha crônica eu quis rssaltar exatamente isso, mostrar que, embora já ruim, a situação poderia ser pior, como pior é por aqui. Grande abraço e obrigado por ter comentado nossa crônica.

    ResponderExcluir
  6. É...

    Xico:

    Fui três vezes a Recife, de carro próprio e duas vezes a São Paulo.

    Circulei e dirigi pelo centro nervoso dessas capitais, e confesso que é bem melhor e menos arriscado dirigir em São Paulo do que em Recife.

    A última vez e já fazem cinco anos, o trânsito em Recife para mim já era um caos. Dei Graças a Deus quando saí de lá e ingressei na rodovia em direção a João Pessoa.

    Em Recife, o trânsito é louco, em qualquer beco longo, os motoristas ultrapassam e muito o limite de velocidade permitido. Vixe!

    Estive em São Paulo em 2007. As rodovias de acesso têm vias com limites de velocidade de até 120 km/h, e cada tipo de veículo só pode circular na que lhe é destinada. E no centro, ninguém é doido de avançar o sinal. Não pela multa, mas pela segurança da própria vida.

    Gosto muito do Crato. Já visitei muitos lugares realmente bem mais inseguros como você afirma.

    Mas é assim mesmo, dizem que só reconhecemos a paz quando estamos na guerra.

    Um abraço do seu conterrâneo

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir