Quem tem um mínimo de organização, ao menos no início de cada período da vida avalia o passado e estabelece alvos futuros, que podem envolver emprego, casamento, igreja, família, etc. Muitos são os alvos, mas o objetivo é um só: alcançá-los! O versículo em destaque aponta para isto. Josué estava assumindo a direção da nação e tinha como alvo levar o povo à Terra Prometida. Certamente ele tremia nas bases, pois sabia que não era capacitado para tão grande tarefa. Porém, ele chegou ao sucesso pelo caminho que Deus lhe mostrou. Creio que assim como Josué nós também seremos bem sucedidos se formos por este caminho. Então, atentemos para os passos que Deus apontou a Josué, para aplicá-los às nossas vidas.
Primeiramente Deus mostrou a Josué que o caminho passa pela leitura de sua Palavra. Diante disto Josué poderia ter perguntado: Será que é mesmo este o caminho? Tenho uma obra tremenda pela frente – posso dar-me ao luxo de parar para ler? Ele não só podia, mas devia. O segundo passo apontado foi o da meditação. Josué, apesar de muito atarefado, não deveria apenas ler rapidamente, mas também meditar. Todos nós devemos meditar e procurar saber qual é a vontade de Deus para as nossas vidas.
Já o terceiro passo chamou a atenção para a prática. De nada adiantaria a Josué ler e meditar se não praticasse. A Palavra de Deus é para ser praticada sempre e em qualquer lugar. Não há coerência em ler, meditar, mas não praticar!
Como bem sabemos, Josué atingiu seu objetivo. Ele levou o povo à Terra Prometida, seguindo o caminho traçado por Deus. Ele chegou lá, venceu! Se você já tem os alvos traçados e também deseja vencer, siga pelo caminho apontado por Deus. Este método não falhou com Josué e, com certeza, não falhará com você.
Obrigado Rogeanny Santana por mais uma boa mensagem.
ResponderExcluir