Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FILHO DE CORONEL - Por Mundim do Vale.

No ano de 1966 ( Pra mim foi ontem ) Eu e Antão de Souzão fomos tirar as carteiras de identidade no Instituto de identificação da antiga Ordem Social. Chegamos lá e já encontramos umas quarenta pessoas na sala.

Antão reuniu o pessoal e falou:

- Negrada vamos organizar essa fila, porque os funcionários que trabalham aqui são todos policiais reformados da polícia militar e eles são mais afobados do que mineira na T.P.M.

A fila ficou tão alinhada que parecia mais uma corda bem esticada. Logo depois chegou um sujeito vestindo calça marrom e palitó cinza dizendo:

- Vocês trate de organizar essa fila que eu sou o chefe.

Dizendo aquilo ele bateu com a mão aberta no peito e já subiu uma poeira escura e a catinga de barata surgiu no ar. Para surpresa nossa ele falou novamente:

- Eu sou o diretor e não atendo ninguém enquanto não organizarem a fila. O pessoal assustado ficou sem saber o que fazer, até que a fila ficou parecendo um taboleiro de xadrez.

O diretor olhou e falou:

- Agora sim. Eu vou começar a atender.

Antão querendo fazer uma pergunta deu uma passada e falou:

- Colega!...

O chefe interrompeu gritando:

- Colega o que cabra! Você por acaso é da polícia?

- Não Senhor. deus me defenda!

- Pois eu sou sargento da polícia.

- Há coitado! Mas não fique triste não. O importante é a sua saúde.

O sargente expressando um ódio explícito, pegou um par de algemas dizendo:

- Você tá muito gaiato para o meu gosto. Eu vou lhe botar no xadrez.

- Pode botar que o papai vem me soltar.

- E quem é o corno do seu pai?

- É o coronel Brito.

- O sargento soltou as algemas, trocou aquela fisionomia de ditador por uma de simpatia, pôs as mãos no ombro de Antão e falou:

- Garoto brincalhão. É mesmo que tá vendo o pai. Cabo Uchoa! Prepare logo a carteira aqui do nosso amigo. Meu filho quando você chegar em casa, diga ao coronel Brito que o sargento Lopes mandou um abraço para ele.

- E pra mamãe? Não vai mandar nada não?

2 comentários:

  1. É Mundim.

    Assim é que o filho do General caçava de baladeira nas mangueiras da Base Aeria e um tenente se aproximou do sentinela e disse: voce não vê esse moleque não. O sentinela respondeu: é o filho do General. Vije Maria como esse menino cresceu, já está um rapaz.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKK DESDE MUITO TEMPO QUE O MUNDÃO É ASSIM

    ResponderExcluir